Probabilidade do Alarme falso no Gráfico de Controle CUSUM Tabular
Resumo
Para um mercado cada vez mais competitivo, a forte concorrência mostra que a qualidade é fundamental para que haja a real sustentabilidade do produto ou serviço de uma empresa. Nesse sentido, os gráficos de controle são primordiais para o monitoramento das características de produção. Visando diminuir a probabilidade do alarme falso, o presente trabalho teve por objetivo recomendar, por meio da simulação de dados, o tamanho (n), a ordem (i) do subgrupo racional, o valor de referência (k*) e o intervalo de decisão (h*) padronizados do gráfico de controle CUSUM tabular. Para estimar os valores destes termos, foram simulados dados de uma variável aleatória normal, independentemente distribuída e obtidos de um processo sob controle estatístico para até 50 subgrupos racionais e com até 16 repetições. No total, foram realizadas 1.000 simulações por subgrupo racional. A probabilidade do alarme falso (α) diminuiu com os aumentos dos valores de k* e h* e não foi influenciada pelo tamanho (n) do subgrupo racional. A sua estimativa pode ser obtida por meio da análise de regressão ajustada aos intervalos de valores estudados de k*, h* e i, ou por meio da distribuição de probabilidades log-normal ajustada à soma acumulada unilateral superior. Como principais resultados, verificou-se que a ordem do subgrupo racional influencia na probabilidade do alarme falso para valores baixos de k*. Para k* igual a 0,25 recomenda-se utilizar valores de h* entre 5 a 10. Para 0,5 recomenda-se h* entre 3 a 5. Para 1 e 1,5 recomenda-se h* igual a 2 ou 3 e h* = 1 ou 2 respectivamente.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).