Uso da Técnica Two Step Cluster para Segmentação de Funcionários de uma Empresa no Rio de Janeiro Segundo Clima Organizacional: Um Estudo de Caso
Resumo
Este artigo apresenta e exploram as potencialidades de utilização de um método original e inovador de análise de dados-Técnica Two Step Cluster, particularmente apropriada à abordagem estrutural de múltiplos indicadores. Trabalha com conjuntos de dados extremamente grandes usando um algoritmo estruturado em duas etapas. Este algoritmo inova ao poder lidar com variáveis qualitativas ou quantitativas simultaneamente. No primeiro passo do procedimento, os objetos são agrupados em vários pequenos subgrupos. No segundo passo, é realizado um reagrupamento dos subgrupos, criados na etapa de pré-agrupamento, gerando os clusters propriamente ditos. Caso o número desejado de agrupamentos seja desconhecido, a análise Two Step Cluster pode automaticamente encontrar o número de clusters apropriado. Através do uso da Two Step Cluster, pode-se agrupar os dados de modo que os objetos dentro de um grupo sejam similares. Este artigo tem o objetivo de apresentar os fundamentos, os conceitos, o método, as fases de análise e a utilização da Técnica Two Step Cluster com SPSS, uma ferramenta ainda pouco conhecida e aplicada em reconhecimento de padrões, na linha de análise de segmentação de dados, exemplificando o uso e a interpretação dos resultados através de um estudo de caso: Uso da Técnica Two Step Cluster para Segmentação de Funcionários de uma Empresa no Rio de Janeiro Segundo Clima Organizacional: Um Estudo de Caso.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).