Investigação dos Fatores Latentes, dos Conceitos Abstratos, que Resumem a Opinião dos Brasileiros no que a Seleção Precisa Mudar para se Tornar a Equipe Orgulho do País
Resumo
O artigo objetivou realizar uma pesquisa de opinião junto a uma amostra não probabilística de 100 brasileiros. A pesquisa envolveria, numa escala de 0 a 10, o quanto a seleção brasileira precisa mudar nos seguintes quesitos: controle emocional, patriotismo, retenção dos craques no Brasil, mais incentivos financeiros, nova equipe técnica, renovação de craques e treinamento com mais tecnologias. O estudo realizou uma análise de confiabilidade, uma análise fatorial exploratória e uma modelagem de equações estruturais para verificar a existência de conceitos abstratos, identificá-los e confirmá-los. “Inovação”, “Investimento” e “Controle Emocional”, nesta ordem, são os fatores latentes, os conceitos abstratos, confirmados como resumo teórico conceitual da opinião dos brasileiros no que tange à necessidade de mudança para se tornar a seleção orgulho do país. Os achados da pesquisa poderão ensejar uma reflexão preliminar por parte dos gestores do futebol brasileiro do que essencialmente importa para melhoria e assim motivar tomadas de posição do poder público.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).