Estimação do tempo de vida futuro aleatório individual para grupos de indivíduos
Resumo
Para muitos problemas de simulação estocástica de populações no tempo se faz necessária a estimação do tempo de vida futuro dos indivíduos de forma também estocástica. O presente trabalho se dedica a apresentar uma função desenvolvida no software livre R para a estimação deste tempo de vida futuro a partir de matrizes de idades e de sexo dos indivíduos, assumindo, para cada sexo, uma distribuição de mortalidade descrita por uma tabela de vida diferente. Os resultados se mostram consistentes em termos de distribuições de probabilidades e velocidade computacional, sendo, portanto, úteis para diversos trabalhos futuros acerca dessa temática.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).