Árvores de decisão e sua importância didática no contexto escolar
Resumo
Resumo
As árvores de decisão têm vindo a ganhar popularidade junto da comunidade de estatísticos. Na base desta aceitação está o modo simples de acesso ao conhecimento, capaz de ser facilmente entendível pela generalidade das pessoas, ao mesmo tempo que são um excelente meio de representar classes, bem como outras informações/atributos presentes no conjunto de dados. De forma a determinar as diferenças ao nível da prática desportiva (variável resposta), na presença de algumas variáveis independentes (ano de escolaridade, curso, sexo, motivação para as disciplinas de Educação Física, Português e Matemática), aplicou-se a metodologia das árvores de decisão, tendo-se selecionado uma amostra aleatória de estudantes do ensino secundário. Foi usado o método CHAID. Os resultados mostram uma definição dos requisitos associados à prática e não prática de desporto, explicados, sobretudo, pelas variáveis motivação para a disciplina de EF e sexo. O modelo global é válido, explicativo e com capacidade preditiva.
Palavras-chave: árvore de decisão, CHAID, motivação, ensino secundário
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).