Árvores de decisão e sua importância didática no contexto escolar

  • Domingos Silva

Resumo

Resumo

As árvores de decisão têm vindo a ganhar popularidade junto da comunidade de estatísticos. Na base desta aceitação está o modo simples de acesso ao conhecimento, capaz de ser facilmente entendível pela generalidade das pessoas, ao mesmo tempo que são um excelente meio de representar classes, bem como outras informações/atributos presentes no conjunto de dados. De forma a determinar as diferenças ao nível da prática desportiva (variável resposta), na presença de algumas variáveis independentes (ano de escolaridade, curso, sexo, motivação para as disciplinas de Educação Física, Português e Matemática), aplicou-se a metodologia das árvores de decisão, tendo-se selecionado uma amostra aleatória de estudantes do ensino secundário. Foi usado o método CHAID. Os resultados mostram uma definição dos requisitos associados à prática e não prática de desporto, explicados, sobretudo, pelas variáveis motivação para a disciplina de EF e sexo. O modelo global é válido, explicativo e com capacidade preditiva.

Palavras-chave: árvore de decisão, CHAID, motivação, ensino secundário

Biografia do Autor

Domingos Silva
Publicado
2017-05-10