Previsão de arrecadação tributária na crise: alisamento exponencial de HOLT-WINTERS E SARIMA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a construção de modelos estatísticos para acompanhamento e previsão da série mensal de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de Minas Gerais no período 2002-2017. Como metodologia, utilizou-se modelos univariados de Alisamento Exponencial de Holt-Winters e modelos Autorregressivos Integrados de Médias móveis Sazonal (SARIMA). Três modelos foram considerados satisfatórios: o modelo de Alisamento Exponencial Aditivo (α = 0,35, γ = 0, δ = 0), o modelo de Alisamento Exponencial Multiplicativo (α = 0,34, γ = 0, δ = 0) e o modelo SARIMA (0, 1, 1)(0, 1, 1)12. O primeiro modelo foi o que apresentou melhor capacidade preditiva e o segundo o que melhor captou o comportamento da série no período amostral. Como era de se esperar, em virtude da crise econômica vigente, os modelos previram um baixo nível arrecadatório para 2016 e 2017Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).