Comparação dos poderes dos testes t de student e Man-Whitney Wilcoxon pelo método de Monte Carlo
Resumo
O cálculo do tamanho amostral e a escolha do teste de hipótese são elementos importantes para o delineamento de uma pesquisa comparativa. O presente estudo utilizou o método de Monte Carlo para determinar a acurácia dos testes t de student e Man-Whitney Wilcoxon para populações com distribuição Normal e Qui-quadrado e diferentes desvios-padrão e tamanho do efeito. Os resultados indicam que quanto maior o desvio-padrão ou menor o tamanho do efeito, maior deve ser o tamanho amostral. O desempenho dos testes em indicar corretamente as diferenças foi parecido quando as amostras vieram de populações com distribuição normal, enquanto que para populações com distribuição qui-quadrado o teste de Mann-Whitney precisou de bem menos observações para atingir o mesmo poder que o teste t. Sugere-se que a escolha do teste seja feita com base em características da população, estimadas pela amostra.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).