Detecção de outliers em séries espaço-temporais: análise de precipitação em Minas Gerais
Resumo
Qualquer tipo de variável sob estudo pode ser influenciada pela presença de observações atípicas ou outliers. Essas observações influenciam diretamente na homogeneidade de uma série temporal, ocasionando interpretações e inferências errôneas da variável sob estudo. Em climatologia, os outliers podem ser originados pela mudança do local de observação, por erros instrumentais, por erros dos observadores, pelo fechamento de estações de monitoramento, dentre outros. Assim, com o objetivo de detectar outliers em séries temporais de precipitação, o presente trabalho realizou a junção da modelagem ARIMA com uma das metodologias clássicas da geoestatística: a autovalidação para compor um método de detecção. Esse método compara os resíduos dos ajustes da autovalidação com intervalos de confiança dos resíduos dos ajustes dos modelos de séries temporais. Foram analisadas séries temporais da precipitação média mensal por dias chuvosos de 43 estações pluviométricas localizadas no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2000 a 2005.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).