A Influência de Herbicidas na Reinfestação de Plantas daninhas: Uma Abordagem Bayesiana

  • Marcos Jardel Henriques Universidade Estadual de Maringá - PR. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Bioestatística.
  • Vinícius Basseto Félix Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR/Discente do Curso de Graduação em Estatística
  • Oilson Alberto Gonzatto Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR/Discente do Programa de Pós-graduação em Bioestatística
  • Felipe Schmidt Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR
  • Naiara Guerra Universidade Federal de Santa Catarina/Docente do Curso de Graduação em Agronomia - Campus Curitibanos.
  • Antonio Mendes de Oliveira Neto Instituto Federal Catarinense/Docente do Curso de Graduação em Agronomia

Resumo

Entre os fatores mais preocupantes na produção agrícola estão as plantas daninhas, com isso, este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar cinco tratamentos herbicidas: Testemunha sem herbicida (T1), Flumioxazin a 60 g i.a. ha-1 (T2), amicarbazone a 280 g i.a. ha-1 (T3), clomazone a 750 g i.a. ha-1 (T4) e atrazine a 2500 g i.a. ha-1 (T5), na intenção de identificar quais trouxeram melhores resultados. O experimento foi conduzido na área experimental da Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR, entre os meses de setembro e novembro de 2014. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e nove repetições. A atividade residual dos herbicidas foi monitorada por meio da contagem do número de plantas daninhas emergidas (Brachiaria plantaginea}, Euphorbia heterophylla e Richardia brasiliensis) em seis amostras aleatórias e independentes de 0,25 m2. Os dados foram analisados por meio de um modelo linear generalizado bayesiano, baseado na distribuição de Poisson devido a natureza da variável resposta. Construiu-se intervalos de credibilidade para os valores esperados para cada tratamento e suas diferenças, podendo-se constatar que T3 obteve o melhor desempenho sendo este o herbicida que melhor controlou a reinfestação de plantas daninhas, T5 apresentou o segundo melhor resultado e o restante dos tratamentos não diferiram entre si, apresentando os piores resultados.

Biografia do Autor

Marcos Jardel Henriques, Universidade Estadual de Maringá - PR. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Bioestatística.
Possui especialização em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2016), especialização em Matemática pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX, 2006), especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2014), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná/Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - (UNESPAR/FECILCAM, 2005), graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES, 2008), graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (CEI, 2013) e graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2015), onde participou do PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UEM, CNPq e Fundação Araucária - com o projeto: Modelos de Mistura. Atualmente está cursando o Mestrado em Bioestatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como professor nos cursos de Administração, Enfermagem, Agronomia e Medicina Veterinária da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR, por sete anos.
Vinícius Basseto Félix, Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR/Discente do Curso de Graduação em Estatística
Cursa o terceiro ano do bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá. Além disso é o atual diretor presidente e membro fundador da, empresa júnior, Estats Consultoria. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com o atual projeto Correlação Múltipla Wavelet, já tendo concluído o projeto Tópicos em Variância Wavelet, ambos sobre orientação da Professora Doutora Eniuce Menezes de Souza. Conta também com experiência em Geoestatística, principalmente na área de modelos e estimadores.
Oilson Alberto Gonzatto Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR/Discente do Programa de Pós-graduação em Bioestatística
Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá (2015), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão (2013), Especialização em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2016). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem, e tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos - RolePlaying Games, Maple e Maplets, Equações Diferenciais. Atualmente está cursando o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Bioestatística da Universidade Estadual de Maringá - PR (UEM).
Felipe Schmidt, Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR
Engenheiro Agrônomo
Naiara Guerra, Universidade Federal de Santa Catarina/Docente do Curso de Graduação em Agronomia - Campus Curitibanos.
Obteve o título de Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (2008), Mestre (2011) e Doutora (2014) em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Campus Curitibanos, nas áreas de Matologia e Tecnologia e Produção de Sementes. Tem experiência na área de Matologia, concentrando suas pesquisas nos seguintes temas: Comportamento de herbicidas no solo, Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Tecnologia de aplicação de herbicidas e Adjuvantes.
Antonio Mendes de Oliveira Neto, Instituto Federal Catarinense/Docente do Curso de Graduação em Agronomia
Graduação em Agronomia (ESAPP/2008), Mestre (2011) e Doutor (2014) em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (PGA/UEM). Pós-Doutor (2016) em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas. Concentra seus estudos em ciência das plantas daninhas e plantas de lavoura. As principais linhas de pesquisas estão relacionadas aos temas: Manejo de Plantas Daninhas, Seletividade de Herbicidas, Resistência de Plantas Daninhas a Herbicidas, Práticas Culturais em Plantas de Lavoura.
Publicado
2017-12-21