ANÁLISE DE MÚLTIPLOS FATORES EM DADOS QUALITATIVOS ORDINAIS: ESTUDO DE CASO DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE CAFÉS

  • Paulo Cesar Ossani UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Flávio Meira Borém DEA-UFLA
  • Gislene Araújo Pereira ICSA-UNIFAL
  • Marcelo Ângelo Cirillo DEX-UFLA

Resumo

O café tem posição de destaque no cenário socioeconômico brasileiro, pois, além de ser relevante na geração empregos e em toda economia, direta ou indiretamente, também é importante nas relações sociais. O estudo do comportamento dos consumidores é uma ferramenta importante para a identificação das motivações nos processos de compra do café nos diferentes segmentos desse mercado. Entretanto, ao considerar grupos de variáveis qualitativas em uma abordagem multivariada, as técnicas estatísticas usuais são limitadas ou inviáveis para descrever adequadamente o perfil sensorial dos consumidores. Este trabalho foi realizado com o objetivo de utilizar a técnica de Análise Múltiplos Fatores, no estudo do comportamento dos consumidores de café em uma pesquisa de opinião pública aplicada a um grupo de consumidores localizados na cidade de Varginha, MG. Foram usados seis assertivas (Likert de cinco pontos) relacionadas às percepções dos consumidores em relação à qualidade do café. Os resultados demonstram similaridade moderada nas respostas dadas pelos indivíduos nos subconjuntos das variáveis (marca e qualidade) e (preferência e preço), e baixa similaridade nos subconjuntos das variáveis (quantidade de xícaras de café consumidas), (torrefadora e produtor) e (região e produção). Concluiu-se que o uso desta técnica é viável, por permitir discriminar os comportamentos dos consumidores de cafés.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Ossani, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Possuo licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005), Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2007) e Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária Universidade Federal de Lavras (2015). Tenho experiência na área de Matemática Aplicada, e no desenvolvimento de softwares para auxiliar na resolução de problemas matemáticos. Trabalhei como professor no Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS, pertencendo ao núcleo de matemática desta instituição, por 5 anos, ministrando aulas de Estatística, Álgebra Linear, CDI I, CDI II e III, Simulação de Sistemas, Geometria Analítica, Matemática Básica e Discreta, além de ministrar cursos de MatLab. Atualmente estou cursando o Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária na UFLA, com dedicação exclusiva, tomando como linha de pesquisa a Análise Multivariada.

Publicado
2021-02-04