ANÁLISE DE MÚLTIPLOS FATORES EM DADOS QUALITATIVOS ORDINAIS: ESTUDO DE CASO DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE CAFÉS
Resumo
O café tem posição de destaque no cenário socioeconômico brasileiro, pois, além de ser relevante na geração empregos e em toda economia, direta ou indiretamente, também é importante nas relações sociais. O estudo do comportamento dos consumidores é uma ferramenta importante para a identificação das motivações nos processos de compra do café nos diferentes segmentos desse mercado. Entretanto, ao considerar grupos de variáveis qualitativas em uma abordagem multivariada, as técnicas estatísticas usuais são limitadas ou inviáveis para descrever adequadamente o perfil sensorial dos consumidores. Este trabalho foi realizado com o objetivo de utilizar a técnica de Análise Múltiplos Fatores, no estudo do comportamento dos consumidores de café em uma pesquisa de opinião pública aplicada a um grupo de consumidores localizados na cidade de Varginha, MG. Foram usados seis assertivas (Likert de cinco pontos) relacionadas às percepções dos consumidores em relação à qualidade do café. Os resultados demonstram similaridade moderada nas respostas dadas pelos indivíduos nos subconjuntos das variáveis (marca e qualidade) e (preferência e preço), e baixa similaridade nos subconjuntos das variáveis (quantidade de xícaras de café consumidas), (torrefadora e produtor) e (região e produção). Concluiu-se que o uso desta técnica é viável, por permitir discriminar os comportamentos dos consumidores de cafés.
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