Quanto e para quando um novo recorde do mundo no lançamento do peso? Uma abordagem com a Teoria de Valores Extremos
Resumo
Na teoria e valores extremos, o método das r-maiores observações de blocos (r-MO) usa as maiores r observações de cada bloco para estimar os parâmetros do modelo de valores extremos multivariado. Habitualmente considera-se que cada bloco é constituído por todas as observações registadas durante um ano. A escolha de r deve ser feita de modo prudente, uma vez que temos a habitual troca entre variância e viés. Neste trabalho consideramos os resultados do lançamento do peso masculino e feminino, no período de 1970-2017, e usamos o método das r-MO anuais (r=1,...,10) para estimar diversos parâmetros extremais. Entre todos os modelos, o modelo r=3 nos homens e r=2 nas mulheres apresentam o melhor ajuste. Os principais resultados apontam para a existência de um parâmetro de forma negativo, representativo da cauda direita leve e com limite superior do suporte finito, independentemente do valor de r. Nos homens, o limite superior do suporte é de 23.26m e nas mulheres de 23.42m. A probabilidade de obter um novo máximo mundial é de 0.38% nos homens e 1.47% nas mulheres. Foram determinados níveis de retorno para vários períodos de retorno. Com base na estimativa do intervalo com 95% de confiança, o nível de retorno a 50 anos contém um novo recorde do mundo.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).