Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Contribuições, perspectivas e alcances da Revista de Educação Matemática de Ouro Preto - Revemop
Contributions, perspectives, and scope of the Revista de Educação Matemática de Ouro Preto - Revemop
Aportes, perspectivas y alcances de la Revista de Educación Matemática de Ouro Preto - Revemop
Revemop, vol.. 2, 2020
Universidade Federal de Ouro Preto

Artigos

Revemop
Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
ISSN-e: 2596-0245
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 2, 2020

Copyright Revemop 2020.

Este trabalho está sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento Pela Mesma Licença.

A Revista de Educação Matemática de Ouro Preto (Revemop) iniciou seu expediente no ano de 2019 com periodicidade quadrimestral. Ao longo deste primeiro ano, observando uma tendência internacional da publicação científica bem como visando aumentar a visibilidade e o impacto das publicações, adotou o fluxo contínuo (rolling pass) para publicação de seus artigos a partir do ano de 2020.

A adoção do rolling pass teve como propósito principal a aceleração do processo de comunicação e publicidade do conhecimento produzido, contribuindo, assim, com sua disponibilidade para leitura, reflexão e aprendizagens. Desse modo, à medida que um artigo era aprovado, a Equipe Editorial procedia com sua publicação. Essa ação trouxe maior agilidade no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas. para a comunidade acadêmica e demais interessados. Também favoreceu um aumento considerável nas estatísticas de acesso, visualização e downloads dos artigos publicados, tal como abordaremos mais adiante.

É importante destacar que, com o rolling pass, a edição de 2020 está concentrada em um único volume, o v. 2 (2020). Nele, além da seção Artigos, que é fixa no Escopo da Revemop, foi inserida uma Seção Temática intitulada “International perspectives on Ethnomathematics: from research to practices”, a qual contou com a organização dos Editores convidados Milton Rosa e Daniel Clark Orey. Nela estão disponibilizados artigos que ajudam a compreender o movimento das pesquisas em Etnomatemática em diferentes países. Os 14 artigos que compõe esta seção foram publicados em língua inglesa, objetivando um maior alcance das publicações da Revemop. Esta seção, sem sombra de dúvidas, possibilitou que a Revemop passasse a ser conhecida por pesquisadores de outras nacionalidades.

Além de rememorar um ano intenso de trabalho para a Equipe Editorial da Revemop, a escrita do presente texto oportuniza um movimento reflexivo acerca das contribuições, perspectivas e alcances da Revemop. Possibilita, ainda, um exercício de (auto)avaliação e proposição de ações que contribuam para o fortalecimento e impacto do periódico nas pesquisas em Educação Matemática.

Desse modo, a seguir, buscaremos refletir, inicialmente, sobre as contribuições do v. 2 (2020), sobre os Alcances da Revemop e, por fim, sobre as perspectivas futuras.

Contribuições do v. 2 (2020)

Na seção Artigos foram publicados resultados de dez diferentes pesquisas. Ao analisarmos o foco temático de cada uma delas, foi possível perceber uma concentração em duas vertentes. A primeira congrega pesquisas envolvendo a formação de professores e a segunda pesquisas que discutem estratégias para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Desse modo, dentre os artigos publicados os de Chinellato e Javaroni (2020), Sousa (2020), Reis e Esteves (2020), Luz e Alencar (2020), Martins, Curi e Boreli (2020) refletem sobre contextos e processos formativos envolvendo professore que ensinam matemática. Tais pesquisas apresentam contribuições para a compreensão de diferentes estratégias formativas que estão sendo consideradas na perspectiva da formação de professores bem como nos ajudam a perceber a relação entre esse movimento formativo e a melhoria das aprendizagens dos alunos (CURI e BORELI, 2019).

Já as pesquisas de Lemes e Marcatto (2020), Rocha e Pinto (2020), Santana e Carzola (2020), Lobo (2020) e Neto e Torisu (2020) contribuem para discussões acerca de estratégias que podem ser implementadas para desencadear processos de ensino e de aprendizagem da matemática.

Além da Seção Artigos, como mencionado anteriormente, o v. 2 (2020) contou com a Seção Temática destinada à discussão das pesquisas envolvendo a Etnomatemática em diferentes contextos. Contemplam esta Seção os artigos de D’Ambrosio (2020), Appelbaum e Stathopoulou (2020), Ferreira (2020), López Leiva (2020), Mafra (2020), Owens e Muke (2020), Trinick e Tamsin Meaney (2020), Mosimege (2020), Pinheiro e Rosa (2020), Cortes e Orey (2020), Johnson e Corey (2020), Sharma, Sharman e Orey, (2020), Ribeiro e Palhares (2020) e Pradhan (2020). Sem dúvidas, trata-se de uma grande contribuição para a pesquisa em Educação Matemática visto que congrega diferentes vertentes da Etnomatemática.

Alcances da Revemop

Em outubro de 2020 a Revemop passou a utilizar a ferramenta ClustrMaps, que contribuiu para o dimensionamento do alcance do periódico em termos de acesso e locais das visitas ao site do periódico. Com base neste recurso, entre os meses de outubro e dezembro o site da Revemop teve mais de 1.500 acessos, o que daria uma média de 500 acessos mensais, tal como ilustramos na Figura 1.


Figura 1
Estatística de acessos da Revemop.
https://clustrmaps.com/site/1bdw2

Além de possibilitar o monitoramento dos acessos, a ferramenta ClustrMaps tem possibilitado a identificação dos locais/alcance da Revemop pelo mundo. Com base nos dados disponibilizados pela ferramenta, no período de outubro a dezembro de 2020, o site do periódico foi acessado por pessoas de 22 diferentes países e de mais de 175 cidades distintas, tal como ilustra a Figura 2.


Figura 2
Estatística de acessos da Revemop pelo mundo.
https://clustrmaps.com/site/1bdw2

A utilização da ferramenta ClustrMaps aliada a atualização da versão da Plataforma OJS (Open Journal Systems) e ao movimento de inserção da Revemop foi possível perceber, no ano de 2020, um aumento gradual e significativo nas estatísticas de visualização dos resumos dos artigos publicados, tal como indica o gráfico da Figura 3:


Figura 3
Estatística de visualização, no ano de 2020, dos Resumos dos artigos publicados pela Revemop
Plataforma OJS da Revemop

Como podemos observar na Figura 3, houve um crescimento significativo no volume de visualizações dos artigos publicados, fato que pode contribuir na mensuração do fator de impacto da Revemop. Além disso, com a atualização da versão do OJS, a equipe editorial dispõe de um recurso de monitoramento dos downloads dos artigos publicados. No ano de 2020, a média de downloads foi de 68 por artigo publicado. Contudo, há artigos que já ultrapassaram a marca de 100 downloads, tal como ilustramos no Quadro 1:

Quadro 1
Artigos da Revemop que obtiveram mais de 100 downloads no ano de 2020.

Plataforma OJS da Revemop

É importante ressaltar que a Revemop iniciou suas publicações no ano de 2019. Mesmo tendo apenas 2 anos de publicação, os dados apresentados até aqui indicam seu potencial, alcance e projeção de impacto no desenvolvimento de pesquisas na área de Educação Matemática.

No entanto, um aspecto tem suscitado indagações e um movimento de compreensão do descompasso que se apresenta quando comparamos as estatísticas apresentadas com o índice de citações, por exemplo, do Google Scholar.

Quadro 2
Comparativo entre as estatísticas de downloads de artigos publicados na Revemop x índice de citação do Google Scholar dos referidos artigos.

Plataforma OJS da Revemop e Google Scholar

Diante dos dados apresentados no Quadro 2, temos buscado compreender o distanciamento entre a possível quantidade de pessoas que leram um determinado artigo (downloads) e o impacto gerado após a leitura do mesmo, ou seja, a citação do artigo em outras publicações.

O cenário descrito se configura como um ponto de atenção para editores, autores e leitores dos periódicos. Haja vista que, no Brasil, uma revista se torna atrativa para autores quando está na relação de periódicos avaliados pelo Qualis da CAPES. Pelas atuais diretrizes do Qualis, o fator de impacto dos periódicos será um elemento central para a definição do estrato no qual será enquadrado. Diante disso, é latente o seguinte questionamento: que ações os editores, autores e leitores de um jovem periódico podem envidar para que o mesmo consiga aumentar seu fator de impacto?

Perspectivas da Revemop

Considerando o cenário, posicionamento e alcance que a Revemop concretizou, a Equipe Editorial seguirá implementado ações que visem ampliar o alcance e o fator de impacto do periódico. Assim, para os próximos anos intensificaremos a divulgação via redes sociais e inserção em novas bases indexadoras. Também, para os próximos anos, pretendemos iniciar o processo de marcação XML disponibilizado pelo indexador AmeliCA. Tal recurso possibilitará que os artigos publicados pela Revemop possam ser encontrado em diferentes processos de busca e de levantamento bibliográfico.

É com o desejo de posicionar a Revemop na relação de periódicos qualificados e de alto impacto que a Equipe Editorial da Revemop vem se empenhado. Contudo, convidamos a todos(as) a visitarem a Página da Revista, navegar pelos artigos, lê-los e considerá-los como base para publicações futuras.

Douglas da Silva Tinti - Editor Chefe

Referências

APPELBAUM, P.; STATHOPOULOU, C. The taking of Western/Euro Mathematics as reappropriation/repair. Revemop, v. 2, p. e202003, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202003

CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática. Revemop, v. 2, p. e202001, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202001

CONTI, K. C.; NUNES, L. M. DE A. Cálculo mental em questão: fundamentação teórica e reflexões. Revemop, v. 1, n. 3, p. 361-378, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a02

CORTES, D. P. DE O.; OREY, D. C. Connecting Ethnomathematics and Modelling: a mixed methods study to understand the dialogic approach of Ethnomodelling. Revemop, v. 2, p. e202011, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202011

COSTA, A. P. DA; SANTOS, M. R. DOS. O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática. Revemop, v. 1, n. 2, p. 229 – 247, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a4

COSTA, F. DE A.; ALLEVATO, N. S. G. Estudo das funções trigonométricas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa. Revemop, v. 1, n. 1, p. 126 – 142, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a7

CURI, E.; BORELLI, S. S. Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study. Revemop, v. 1, n. 1, p. 44 – 61, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a3

D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics: past and future. Revemop, v. 2, p. e202002, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202002

FERREIRA, M. K. L. Stars in the sky: Pleiades invite plenitude — an ethnomathematics memoir in Central Brazil. Revemop, v. 2, p. e20200, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202004

IGLIORI, S. B. C.; ABAR, C. A. A. P.; DE ALMEIDA, M. V. Continuidade e diferenciabilidade de funções reais: uma proposta de estudo dessas noções com a utilização do computador. Revemop, v. 1, n. 1, p. 24 – 43, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a2

JOHNSON, J. D.; COREY, D. Reaching the 21st century students in the United Arab Emirates: using Ethnomathematics through #Innovation. Revemop, v. 2, p. e202012, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202012

LEMES, J. C.; MARCATTO, F. S. F. Vertentes da pesquisa brasileira sobre a metodologia de jogos nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nos anais do ENEM. Revemop, v. 2, p. e202016, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202016

LOBO, R. DOS S. Utilizando a Derivada para inferir sobre a velocidade de contaminação do novo Coronavírus: uma possibilidade para as aulas de Cálculo. Revemop, v. 2, p. e202021, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202021

LÓPEZ LEIVA, C. A. Elementary pre-service teachers working in mathematical borders. Revemop, v. 2, p. e202005, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202005

LUZ, C. F. P.; ALENCAR, E. S. de. O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202022, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202022

MAFRA, J. R. E S. Challenging the traditional curriculum by traditional knowledges: from ethnomathematical fieldwork to classroom practices. Revemop, v. 2, p. e202006, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202006

MARTINS, P. B.; CURI, E.; DE SOUZA BORELLI, S. Estudos de Aula nas ações de formação de professores de Matemática: reflexões de uma aula no 6º ano. Revemop, v. 2, p. e202023, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202023

MIRANDA, S. A. A.; OLIVEIRA, P. C. Saberes geométricos mobilizados por estudantes de uma turma do 7º ano na construção de mosaicos em tarefas exploratório-investigativas. Revemop, v. 1, n. 2, p. 285 – 312, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a7

MOREIRA, G. E.; SILVA, J. M. P. DA; LIMA, P. V. P. DE. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, v. 1, n. 3, p. 379-396, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a03

MOSIMEGE, M. The use of indigenous games in the teaching and learning of Mathematics. Revemop, v. 2, p. e202009, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202009

NETO, J. P. F..; TORISU, E. M. Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia: uma experiência com estudantes de uma escola pública?. Revemop, v. 2, p. e202024, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202024

OWENS, K.; MUKE, C. Revising the history of number: how Ethnomathematics transforms perspectives on indigenous cultures. Revemop, v. 2, p. e202007, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202007

PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf students. Revemop, v. 2, p. e202010, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202010

PRADHAN, J. B. Cultural artefacts as a metaphor to communicate mathematical ideas. Revemop, v. 2, p. e202015, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202015

REIS, F. DA S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, v. 2, p. e202020, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202020

RIBEIRO, S. C. M. G.; PALHARES, P. M. B.; SALINAS, M. J. S. Ethnomathematical study on folk dances: focusing on the choreography. Revemop, v. 2, p. e202014, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202014

ROCHA, A. L.; PINTO, M. M. F. A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202017, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202017

ROSA, M.; RAIMUNDI, M. P. V. Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, v. 1, n. 1, p. 62 – 84, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1artigo4

SANTANA, E. R. DOS S.; CAZORLA, I. M. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, v. 2, p. e202018, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202018

SCHEFFER, N. F.; POWELL, A. B. Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Revemop, v. 1, n. 3, p. 476-503, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a08

SHARMA, T.; SHARMAN, T.; OREY, D. C. Developing mathematical skills and moral behavior through cultural artifacts: a study of math trail activities at Patan Durbar Square in Nepal. Revemop, v. 2, p. e202013, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202013

SOUSA, M. DO C. DE. Conhecimentos sobre ensino de Matemática e formação de professores produzidos em pesquisas no contexto do GPEFCom. Revemop, v. 2, p. e202019, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202019

TRINICK, T.; TAMSIN MEANEY, T. Ethnomathematics and indigenous teacher education: Waka migrations. Revemop, v. 2, p. e202008, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202008

Ligação alternative



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R