https://periodicos.ufop.br/revemop/issue/feed Revemop 2025-06-04T13:33:50-03:00 Douglas Tinti revemop@ufop.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0245<br>O Periódico busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática. Publica textos em português, espanhol ou inglês.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (​PPGEDMAT) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação em fluxo contínuo.</p> https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7334 Identidade profissional de professores que ensinam matemática: olhares indiciários nas Diretrizes Curriculares Nacionais 2025-04-01T19:27:44-03:00 Bruno César Cardoso Gonzaga bruno.cesarccg@gmail.com Enio Freire de Paula eniodepaula@ifsp.edu.br <p>Este artigo, fruto de uma pesquisa <em>multipaper</em> no Mestrado Profissional, que questiona “Quais os possíveis espaços de discussões a respeito da Identidade Profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação (inicial&nbsp; e continuada) de professores”, discute, à luz do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, como elementos relacionados a uma caracterização de Identidade Profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) apresentam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de formação de professores para a Educação Básica (2006, 2015, 2019a, 2029b e 2020). Buscou-se encontrar problematizações a respeito: (i) dos conhecimentos e expectativas de futuros PEM sobre a profissão; (ii) da vulnerabilidade e sentido de agência; e (iii) do compromisso político. Entre os resultados, foram identificados processos, que visam atribuir outros sentidos a expressões do campo da formação docente e o silenciamento de discussões sobre compromisso político e valorização do magistério.</p> 2025-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revemop https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7839 Um estudo acerca das percepções de egressos timorenses sobre as repercussões do Pibid para a formação inicial de professores de matemática 2025-04-16T07:39:09-03:00 Carlos Soares carlossoares96@yahoo.com José Ronaldo Alves Araújo jronaldoaaraujo@gmail.com Douglas da Silva Tinti tinti@ufop.edu.br <p>Este artigo busca investigar as percepções de egressos timorenses do Pibid,&nbsp; considerando as repercussões desse programa para a formação de professores de Matemática do Timor-Leste, bolsistas do Pibid Exatas – Unilab/Redenção. A pesquisa se apoia teoricamente no conceito de Aprendizagem da Docência, com foco na Iniciação à Docência como parte essencial deste processo, e reconhece o Pibid como uma política pública do Governo Federal voltada para a formação inicial de professores. Baseado no estudo exploratório e investigativo das percepções dos participantes, em relação às ações desenvolvidas no programa, foram utilizados questionários como instrumento de coleta de dados, analisados sob as abordagens qualitativa e interpretativa. O estudo apresenta um levantamento que resultou em duas categorias de análise: (i) Desafios enfrentados e contribuições do Pibid para a formação inicial e (ii) Pibid e o desenvolvimento do compromisso político. Em linhas gerais, as repercussões evidenciadas pela participação no Pibid foram: a) ofereceu aos timorenses a oportunidade de conhecer de perto a realidade escolar brasileira; b) favoreceu o desenvolvimento da Prática docente; c) contribuiu para os processos de inserção e indução profissional, vivenciados concomitantemente com a formação inicial; d) permitiu compreender e refletir sobre os possíveis desafios profissionais enfrentados pelos docentes no Timor-Leste; e) viabilizou o desenvolvimento&nbsp; das quatro habilidades linguísticas básicas; f) mobilizou o sentido de agência profissional; e g) desenvolveu o compromisso político.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7910 Concepções de professores e futuros professores a respeito do uso de alguns jogos educativos de Matemática 2025-06-04T13:33:50-03:00 Melissa Damacena da Cruz melissa.damacena@ufes.edu.br Marinete Santana Wutke Welmer marinete.santana@hotmail.com Valdinei Cezar Cardoso valdinei.cardoso@ufes.br <p>A utilização de jogos educativos em sala de aula gera opiniões divergentes entre educadores. Este estudo buscou identificar as concepções de professores e futuros professores em relação ao uso de jogos educativos de matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou dados do curso de extensão “Ensinando Matemática do Ensino Fundamental através de jogos gratuitos da internet”, no qual 38 participantes exploraram jogos matemáticos e responderam atividades. A análise de conteúdo revelou quatro categorias que discutem a inserção dos jogos no ensino, seus pontos positivos e negativos e suas possibilidades pedagógicas. Os resultados indicam que os jogos estimulam a cooperação e auxiliam na aprendizagem, mas os participantes apontam desafios para sua implementação, como a falta de dispositivos móveis e acesso à internet nas escolas.</p> 2025-05-24T07:08:08-03:00 Copyright (c) 2025