https://periodicos.ufop.br/revemop/issue/feedRevemop2024-06-27T16:32:41-03:00Douglas Tintirevemop@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0245<br>O Periódico busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática. Publica textos em português, espanhol ou inglês.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação em fluxo contínuo.</p>https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio2024-04-09T09:41:56-03:00Aline Sousa Jacintoalinesjacinto12@gmail.comEdmilson Minoru Torisuedmilson@ufop.edu.brMarger da Conceição Ventura Vianamargerv@ufop.edu.br<p>Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de <em>empowerment</em>, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.</p>2024-01-01T19:03:49-03:00Copyright (c) 2024 Revemophttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7067Possibilidades no planejamento do ensino para tornar o saber matemático acessível a alunos com Transtorno do Espectro Autista2024-04-27T08:54:13-03:00Sofia Seixas Takinagatakinagasofia@gmail.comAna Lúcia Manriqueanaluciamanrique@gmail.com<p>Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.</p>2024-04-27T08:52:53-03:00Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7083Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem2024-05-08T21:29:40-03:00Nádia Helena Braganadia.braga@ifmg.edu.br<p>Este trabalho teve como objetivo analisar se a produção de videoaulas de matemática pelos estudantes do ensino médio potencializa sua aprendizagem. Investigou-se como os alunos aprendem os conceitos de função ao produzirem videoaulas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico da rede federal. Em uma turma os alunos produziram as videoaulas, e a aprendizagem foi comparada com a da outra turma. Adotou-se pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados em questionários, entrevistas, observação de campo e análise das videoaulas produzidas pelos estudantes. As videoaulas elaboradas pelos alunos reproduziram as aulas que esses estudantes estavam acostumados a assistir, pois não apresentaram inovações e/ou metodologias diferenciadas. Ao final, percebeu-se que houve ganho na aprendizagem com o processo de produção das videoaulas. Os estudantes demonstraram capacidade de trabalhar em equipe, adquiriram autonomia nos estudos e apresentaram resultados satisfatórios nas avaliações finais.</p>2024-05-08T21:26:44-03:00Copyright (c) 2024 Revemophttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7065Recursos didáticos e tecnologias digitais usados por professores que ensinam Matemática em tempos de pandemia no Brasil 2024-06-27T16:32:41-03:00Mariana Lima Vilelamarianalimadiv@gmail.comNayara Katherine Duarte Pintonayarakatherine@gmail.comKeli Cristina Contikeli.conti@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Neste texto, será apresentado parte dos resultados de um estudo </span><span style="font-weight: 400;">que </span><span style="font-weight: 400;">teve como objetivo investigar o uso de recursos didáticos e tecnologias por professores que ensinam Matemática na rede pública da Educação Básica em tempos de pandemia</span><span style="font-weight: 400;">. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a ferramenta do Google Formulários. Os dados apresentados </span><span style="font-weight: 400;">foram coletados com a participação de 430 professores durante 42 dias</span><span style="font-weight: 400;">. Diante dos resultados, observou-se que muitas Tecnologias Digitais passaram a ser utilizadas como recursos didáticos, dentre elas, o WhatsApp e Google Sala de Aula. Espera-se que este trabalho possa contribuir de alguma maneira com o ensino de Matemática na rede pública da Educação Básica e que possa dar subsídio a futuros estudos relacionados à Educação Matemática.</span></p>2024-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revemop