Revemop https://periodicos.ufop.br/revemop <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0245<br>O Periódico busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática. Publica textos em português, espanhol ou inglês.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (​PPGEDMAT) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação em fluxo contínuo.</p> pt-BR revemop@ufop.edu.br (Douglas Tinti) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (Portal de Periódicos da UFOP) Seg, 01 Jan 2024 19:04:00 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111 <p>Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de <em>empowerment</em>, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.</p> Aline Sousa Jacinto, Edmilson Minoru Torisu, Marger da Conceição Ventura Viana Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111 Seg, 01 Jan 2024 00:00:00 -0300 Possibilidades no planejamento do ensino para tornar o saber matemático acessível a alunos com Transtorno do Espectro Autista https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7067 <p>Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.</p> Sofia Seixas Takinaga, Ana Lúcia Manrique Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7067 Sáb, 27 Abr 2024 08:52:53 -0300 Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7083 <p>Este trabalho teve como objetivo analisar se a produção de videoaulas de matemática pelos estudantes do ensino médio potencializa sua aprendizagem. Investigou-se como os alunos aprendem os conceitos de função ao produzirem videoaulas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico da rede federal. Em uma turma os alunos produziram as videoaulas, e a aprendizagem foi comparada com a da outra turma. Adotou-se pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados em questionários, entrevistas, observação de campo e análise das videoaulas produzidas pelos estudantes. As videoaulas elaboradas pelos alunos reproduziram as aulas que esses estudantes estavam acostumados a assistir, pois não apresentaram inovações e/ou metodologias diferenciadas. Ao final, percebeu-se que houve ganho na aprendizagem com o processo de produção das videoaulas. Os estudantes demonstraram capacidade de trabalhar em equipe, adquiriram autonomia nos estudos e apresentaram resultados satisfatórios nas avaliações finais.</p> Nádia Helena Braga Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7083 Qua, 08 Mai 2024 21:26:44 -0300 Recursos didáticos e tecnologias digitais usados por professores que ensinam Matemática em tempos de pandemia no Brasil https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7065 <p><span style="font-weight: 400;">Neste texto, será apresentado parte dos resultados de um estudo </span><span style="font-weight: 400;">que </span><span style="font-weight: 400;">teve como objetivo investigar o uso de recursos didáticos e tecnologias por professores que ensinam Matemática na rede pública da Educação Básica em tempos de pandemia</span><span style="font-weight: 400;">. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a ferramenta do Google Formulários. Os dados apresentados </span><span style="font-weight: 400;">foram coletados com a participação de 430 professores durante 42 dias</span><span style="font-weight: 400;">. Diante dos resultados, observou-se que muitas Tecnologias Digitais passaram a ser utilizadas como recursos didáticos, dentre elas, o WhatsApp e Google Sala de Aula. Espera-se que este trabalho possa contribuir de alguma maneira com o ensino de Matemática na rede pública da Educação Básica e que possa dar subsídio a futuros estudos relacionados à Educação Matemática.</span></p> Mariana Lima Vilela, Nayara Katherine Duarte Pinto, Keli Cristina Conti Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7065 Qui, 30 Mai 2024 00:00:00 -0300 Um estudo sobre a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG) https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7076 <p><span style="font-weight: 400;">Foi investigada a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG), bem como a percepção de um grupo docente quanto à necessidade de formação específica. Foram utilizados dados da Secretaria Estadual de Educação e também desenvolvido e aplicado um questionário aos profissionais participantes. A demanda por professores na região cresceu mais que o número de docentes atuantes desde 2014. A média de profissionais licenciados na disciplina tem sido maior que a média nacional para o ensino fundamental, porém é menor que a média para o ensino médio. Por fim, os docentes consideram conhecimentos e formação específica em matemática essenciais para a atuação na educação básica, bem como para a adequação dos conteúdos aos currículos oficiais e para a qualidade do processo de ensino e aprendizado.</span></p> Edio da Costa Junior, Hortência Aparecida Ribeiro, Letícia Lauana de Jesus Soares, Chrisley Bruno Ribeiro Camargos Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7076 Dom, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 Resolução de problemas a partir da obra O Homem que Calculava https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7114 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos matemáticos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da resolução de problemas a partir do livro </span><em><span style="font-weight: 400;">O Homem que Calculava</span></em><span style="font-weight: 400;">, de autoria de Malba Tahan. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da resolução de problemas como uma metodologia de ensino. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública de Benevides (PA), com alunos do 8º ano do ensino fundamental, durante o Estágio Supervisionado. Uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. As análises foram realizadas a partir dos registros da resolução de dois problemas retirados livro de Malba Tahan, o caso dos 21 vasos e os quatro quatros. A pesquisa apontou em seus resultados que o trabalho com a resolução de problemas requer uma nova postura do professor e dos alunos. Possibilitou refletir sobre a resolução de problemas como uma ferramenta de investigação matemática.</span></p> Fabio Colins, Renatha Farias Silva Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7114 Seg, 08 Jul 2024 00:00:00 -0300 As Funções Exponenciais e suas Derivadas à luz da Imagem Conceitual e da Definição Conceitual https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7117 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada com acadêmicos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, do 1º período do curso Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros, e fundamenta-se nos construtos teóricos do interacionismo simbólico e do pensamento matemático avançado, especificamente a imagem conceitual e a definição conceitual de funções exponenciais. Teve como objetivo compreender como e de que forma as definições matemáticas são empregadas em discussões realizadas nas interações entre alunos e professores durante a apresentação de um seminário realizado pelos acadêmicos. A partir da análise dos dados, foi possível observar divergências entre as imagens e as definições conceituais de funções exponenciais e suas derivadas. Concluímos que houve um avanço por parte dos acadêmicos na compreensão das definições formais na concepção do pensamento matemático avançado.</span></p> Saulo Macedo de Oliveira, Rieuse Lopes Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7117 Qui, 18 Jul 2024 12:14:01 -0300 Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7180 <p>Neste artigo estuda-se o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos acerca de acontecimentos independentes a partir dos três objetivos seguintes: 1) classificar dois acontecimentos dados em independentes ou não independentes; 2) enunciar a definição de acontecimentos independentes; e 3) formular exemplos de acontecimentos independentes. Participaram no estudo 37 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os estudantes responderam a um questionário com várias questões sobre diferentes tipos de acontecimentos, sendo tratadas neste estudo apenas as relativas a acontecimentos independentes. Assim, os dados usados na investigação consistem nas resoluções dos estudantes dessas questões. Em termos de resultados, salienta-se que os estudantes revelaram dificuldades em todos os objetivos, mais acentuadas na formulação de exemplos de acontecimentos independentes e menos na definição de acontecimentos independentes. Destes resultados depreende-se que bastantes estudantes, apesar de conhecerem a definição de acontecimentos independentes, não foram capazes de aplicar esse conhecimento para distinguirem acontecimentos independentes de não independentes e para formularem exemplos de acontecimentos independentes.</p> José António Fernandes Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7180 Sáb, 24 Ago 2024 00:00:00 -0300 Ensino de Matemática por meio da Proposição de Problemas: quatro práticas para lidar com problemas propostos pelos alunos https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7549 <p>A proposição de problemas é tanto uma meta de aprendizagem, quanto uma abordagem instrucional eficaz, mas quais são os detalhes do uso dessa abordagem para promover a aprendizagem dos alunos? Nesse artigo, usamos casos de ensino para demonstrar o passo a passo de um modelo instrucional que os professores podem usar para converter tarefas que não são de proposição de problemas em tarefas de proposição de problemas e usá-las para promover a aprendizagem dos alunos. Mais importante ainda, fornecemos uma ilustração detalhada das quatro práticas que professores e alunos podem usar para lidar com os problemas propostos pelos alunos. O artigo termina com uma discussão do trabalho futuro para validar e aprimorar o modelo e os desafios que os professores enfrentam ao ensinar através da proposição de problemas.</p> Yue Ma, Jinfa Cai Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7549 Sáb, 17 Ago 2024 08:57:47 -0300 Diálogos com Pensadores sobre Práticas Problematizadoras para o Ensino da Matemática na Educação Infantil https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7505 <p>Expõe-se parte de uma pesquisa de uma professora que ensina matemática, baseada em suas experiências pessoais como aluna do ensino básico, sua formação inicial como pedagoga e atuação profissional na educação infantil, de caráter fenomenológico, e cuja seção teórica foi apresentada no formato de narrativa. Assim sendo, a revisão da literatura sobre teorias associadas com o assunto de pesquisa foi desenvolvida no formato de diálogo com pesquisadores e pensadores considerados chave para o estudo. Neste texto são apresentados os diálogos com esses autores cujas ideias e conceitos nortearam os pensamentos da pesquisadora, em um movimento de contemplação hermenêutica, acerca de suas experiências, explicando o quer fazer pedagógico e abrindo caminhos para novos questionamentos.</p> Letícia Peixoto de Mendonça, Fredy Enrique Gonzalez Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7505 Seg, 21 Out 2024 00:00:00 -0300 Pensamento Visual Geométrico — uma investigação em um minicurso/oficina https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7654 <p>A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou responder ao seguinte questionamento: como participantes de uma oficina didática podem desenvolver pensamento visual geométrico a partir de atividades com dobras em uma folha A4 envolvendo elementos fundamentais da geometria euclidiana plana? Para isso, delineou-se o objetivo geral: analisar o pensamento visual geométrico de participantes de uma oficina didática ao realizarem atividades com dobras em uma folha de papel e identificar elementos geométricos constantes dessas dobraduras. Os resultados mostraram que há uma limitação na visualização de retas, semirretas, segmentos de retas, reflexões, polígonos e regiões poligonais, o que caracteriza a falta de um desenvolvimento do pensamento visual geométrico na formação de professores que ensinam matemática.</p> José Carlos Pinto Leivas Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7654 Qui, 21 Nov 2024 15:07:26 -0300 Editorial https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7635 <p>A Revemop editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto mais uma vez inova ao apresentar à comunidade da Educação e da Educação Matemática uma edição temática inédita sobre “Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática”. Assim, este número temático com temática rara ainda no campo das publicações em Educação Matemática, teve por objetivo contribuir com reflexões e debates acerca de perspectivas políticas e epistêmicas decoloniais na pesquisa em Educação Matemática no Sul Global.&nbsp;</p> Marco Aurélio Kistemann Jr. Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7635 Sex, 11 Out 2024 09:45:12 -0300 As experiências matemáticas de estudantes de licenciatura em pedagogia à luz da pedagogia decolonial https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7248 <p>Neste artigo, temos como objetivo analisar, à luz da Pedagogia Decolonial, as experiências com Matemática desde a educação básica de estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância de uma universidade pública federal situada no Rio de Janeiro. A denominação decolonial se refere às possibilidades de um pensamento crítico a partir dos subalternizados pela modernidade capitalista e se contrapõe às tendências acadêmicas dominantes de perspectiva eurocêntrica na construção do conhecimento histórico e social. Realizamos um estudo de caso em que, por meio de um fórum em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, os estudantes puderam relatar suas experiências. Os resultados sugerem que muitos participantes temem ou não gostam de Matemática. Isso se deve a experiências malsucedidas em que o conhecimento matemático era concebido como algo neutro e universal.</p> Eduardo José Crispe Cardoso, Gabriela dos Santo Barbosa Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7248 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 As ideias afrofuturistas que podem estar presentes no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7171 <p>A pesquisa, ao buscar responder à seguinte questão: que conexões podem ser encontradas entre o Afrofuturismo e as dimensões do Programa Etnomatemática? investiga a Etnomatemática como um programa de pesquisa, considerando suas seis dimensões para tecer aproximações com o Afrofuturismo em suas quatro características principais: ancestralidade, respeito às diferenças, empoderamento e futuro possível. A pesquisa teve abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados parciais evidenciam possíveis conexões do Programa Etnomatemática, quanto ao conceito de ética da diversidade, assentadas em três princípios: respeito ao outro; solidariedade; cooperação, o que dialoga com as características do Afrofuturismo e pode servir como ponto de partida para a construção de futuros alternativos, a partir do empoderamento baseado em uma cidadania planetária, tendo como pedra de toque o respeito às diferenças.</p> Helena do Socorro Campos da Rocha, Iran Abreu Mendes, Cristina Lúcia Dias Vaz Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7171 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Decolonizando Saberes e Fazeres Matemáticos Locais: Ações Decoloniais da Etnomatemáticas https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7205 <p>O atual sistema de educacional colabora para que os membros de culturas distintas enfrentem o imperialismo cultural, cujo aspecto colonial tem tornado as instituições educacionais um ambiente antidemocrático para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática de alunos provenientes de grupos culturais minoritários e/ou marginalizados. Para combater esse imperialismo cultural, é necessário que os investigadores, professores e educadores se conscientizem sobre o processo de decolonização da Educação (Matemática) ao reconhecerem que o conhecimento matemático imposto, durante séculos às culturas conquistadas, é eurocêntrico, universal e acultural. Esse aspecto decolonizador da Etnomatemática pode ser desencadeado por meio da elaboração de ações pedagógicas decolonizadoras em salas de aula.</p> Milton Rosa, Daniel Clark Orey Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7205 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Decolonizando Tecnologias por meio da Educação Matemática https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7240 <p>Este artigo tem como objetivo relatar como estudantes do Ensino Médio de duas comunidades distintas utilizaram a Matemática na criação de tecnologias decoloniais em um projeto de Robótica e Inteligência Artificial, assim como analisar estas práticas com o viés decolonial. A investigação foi realizada em duas escolas localizadas em comunidades distintas: Caucaia-Ceará, e Murici dos Portelas-Piauí, como parte do projeto “Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos”, com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, adotou abordagem Etnomatemática e decolonial. A análise dos dados utilizou a triangulação de dados de diários de campo, entrevistas, artefatos produzidos pelos estudantes, visando uma descrição objetiva e sistemática. Os resultados indicam que a mobilização de conhecimentos matemáticos e científicos em um contexto de Educação decolonial podem implicar em dimensões como: Empoderamento e Autonomia; Desconstrução de Hierarquias de Conhecimento; Valorização da Cultura Local; Participação e Engajamento Comunitário; e Conscientização Crítica. A utilização de abordagem crítica e reflexiva, dialogando com saberes locais e reais, proporcionou intervenção transformadora nas comunidades, baseada em princípios de justiça social e emancipação.</p> Maria Silvania Marques Xavier de Souza, Francisco Vieira dos Santos, Juscileide Braga de Castro Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7240 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Diálogos entre arte e geometria por meio das obras de Rubem Valentim https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7168 <p>A matemática e a arte são importantes formas de expressão da sociedade, e trabalhar a interface desses dois domínios pode possibilitar um ensino voltado para o diálogo entre o pedagógico e o social. Com esse olhar, o presente artigo propõe um trabalho interdisciplinar, baseado em obras do artista Rubem Valentim, com o intuito de propiciar aprendizagem de conceitos geométricos e promoção de uma educação que oportunize reflexões sobre relações étnicas raciais e interculturais. É a busca por uma educação significativa, libertadora e crítica na escola básica. Segue-se a fundamentação de Yared e Thiesen no tocante à interdisciplinaridade; a de Skovsmose para a teoria da Educação Matemática Crítica; e a de Munanga e Gomes para a diversidade étnico-cultural.</p> Ramaira Jacira Fagundes Ramos, Christine Sertã Costa Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7168 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Educação para as relações étnico-raciais no ensino de matemática: uma proposta didática numa perspectiva decolonial https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7249 <p>O debate atual em torno das Leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como as discussões sobre práticas pedagógicas e didáticas sobre História da África, da cultura Afro-brasileira e Indígena tem sido predominantemente limitado às iniciativas realizadas no âmbito das disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Por isso, ancorando-se em referenciais teóricos da etnomatemática, da decolonialidade e da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, o presente estudo bibliográfico tem o objetivo de discutir acerca das atividades práticas apresentadas como propostas para o ensino de matemática com a finalidade de promover a educação para as relações étnico-raciais na perspectiva decolonial. Os estudos realizados e a reflexão acerca das atividades práticas propostas revelam que a interseção de conhecimentos teóricos e práticos contribuem como ponto de partida para a discussão sobre os fundamentos históricos, culturais e científicos do conhecimento matemático de culturas cujos saberes e contribuições estão ausentes no currículo de matemática.</p> Ana Jéssica do Nascimento Silva, Ana Claudia Gouveia de Sousa, Natal Lânia Roque Fernandes, Renivaldo Sodré de Sena Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7249 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Experiências sobre relações raciais mediadas pelo cinema brasileiro na formação inicial de professores de matemática https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7434 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender e analisar o encontro dos licenciandos(as/es)&nbsp; em matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) com temáticas raciais a partir do cinema negro brasileiro em diálogos com as pedagogias decoloniais. A abordagem teórica consistiu na interação dos quadros sobre pedagogias decoloniais e sobre formação de professores com os quadros da educação para as relações étnico-raciais e do cinema brasileiro. A partir de um estudo de caso, realizamos uma oficina pedagógica com exibição fílmica no formato de roda de conversa. Concluímos que o cinema pode favorecer a construção de um espaço para a produção de práticas e saberes que valorizam a história e as culturas africana e afro-brasileira na formação inicial de professores de matemática.</span></p> Bruno Gonçalo Penedo Souza, Gabriela dos Santos Barbosa Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7434 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 No Fundo do Mato-Virgem: Macunaíma como uma metáfora por uma educação matemática decolonial https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7150 <p>Macunaíma, o herói sem caráter de Mário de Andrade, é ressignificado neste texto como o ponto de partida de uma discussão sobre a Educação Matemática do ponto de vista decolonial. Nossa proposta é entender a matemática hegemônica e sua relação com a colonialidade a partir de duas palavras: <em>sagrado</em> e <em>terreno</em>. Elas, enquanto metáforas, são utilizadas para discutir a essência de como se ensina matemática na escola e na universidade. A partir dessa problematização inicial, propomos formas de pensar alternativas, embasadas não só nas referências da decolonialidade, mas na literatura e na música. Trabalhamos, então, outras metáforas que podem servir para refundar a matemática escolar e a formação de professores em um novo paradigma, que supere a dicotomização, o amálgama com o pensamento hegemônico ocidental e uma avaliação que segregue.</p> Ulisses Dias da Silva, Samantha Floriano Silva Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7150 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 O jogo Kalah na perspectiva da Etnomatemática: uma proposta de ensino decolonizado https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7191 <p>Este artigo tem como finalidade evidenciar as contribuições do jogo <em>Kalah</em> para o desenvolvimento de um ensino pautado na perspectiva da Etnomatemática, de modo a romper com o currículo eurocêntrico, com base na Matemática desenvolvida pelos povos africanos. O Kalah pode ser utilizado como um importante recurso pedagógico a fim contribuir para a formalização dos conhecimentos matemáticos e evidenciar as contribuições científicas de povos historicamente marginalizados. As discussões deste trabalho fundamentam-se em dados coletados por meio de Pesquisa Bibliográfica de cunho exploratório-descritivo. Com base nos resultados, conclui-se que a utilização de jogos africanos, como o Kalah, no ensino de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino decolonizadoras ao legitimar saberes e fazeres matemáticos e científicos desenvolvidos no seio da cultura africana.</p> Amanda Vitória Aroucha Dutra, Domício Magalhães Maciel Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7191 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 O papel da Educação Financeira no processo de Decolonialidade: um ensaio https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7232 <p>Desde o século XV, potências europeias lançaram-se em busca de novos domínios subjugando povos. O movimento colonial findou-se no século XX, porém perpetuou-se a colonialidade, forma hostil de dominação que sufoca o indivíduo culturalmente e oprime financeiramente. Abordaremos, neste ensaio, a questão de como a colonialidade se faz presente no Capitalismo. Propomos utilizar a Educação Matemática Crítica nas escolas, através de uma vertente, a Educação Financeira, como forma de enfrentamento. O objetivo do ensaio é provocar uma reflexão sobre preocupações atuais que envolvem a Educação Financeira e processos de decolonialidade. Para ilustrar, apresentamos uma sequência didática que visa desenvolver conceitos como orçamento, juros e investimento, numa oficina investigativa. Finalmente, os estudantes serão convidados a demonstrar seus novos projetos e estilos de vida, sendo os resultados catalogados para pesquisa de mestrado.</p> Humberto Teixeira Jr., Gabriela Félix Brião Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7232 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 O uso de jogos como materiais pedagógicos lúdicos para problematizar práticas decoloniais em cenários educacionais https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7403 <p>Este artigo buscou analisar a relevância de trabalhar os assuntos decoloniais por meio da ludicidade em matemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e relatos de práticas realizadas com turmas da Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Fundamental I. Conforme a Legislação Educacional é importante pensar novos métodos que contribuam para um movimento de resistência e ruptura a favor da decolonização da escolarização. Os jogos, além de contribuírem para a consolidação de conceitos matemáticos e contrapor padrões de poder colonial eurocêntrico, propiciam reflexões sobre o consumo consciente, dessa forma rompendo com o sistema capitalista que segundo Krenak, tem o poder de cooptação. Entre os resultados e conclusões tem-se que o lúdico na matemática, corrobora para promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade.</p> Patrícia de Souza Waldetaro Soares, Marco Aurélio Kistemann Junior Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7403 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Pensamento decolonial e perspectivas sociopolíticas: reflexões a partir da narrativa de um professor de matemática colombiano https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7239 <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">En este artículo mostramos huellas del pensamiento decolonial en la narrativa de un docente que desarrolla sus prácticas pedagógicas e investigativas desde perspectivas sociopolíticas de la educación matemática. Nos sustentamos teóricamente en ideas del pensamiento decolonial y perspectivas sociopolíticas como la Etnomatemática y la Educación Matemática Crítica que provienen de estudiar en programas de posgrado en Colombia. Metodológicamente, retomamos la investigación (auto)biográfica para producir datos empíricos a partir de la entrevista narrativa a una docente colombiana. Realizamos el proceso analítico basado en la construcción de mónadas que permiten encontrar huellas de acciones decoloniales en el campo de la educación matemática en diferentes contextos sociales, culturales, escolares y no escolares, estableciendo un hilo conductor entre la práctica docente y los discursos teóricos anclados. en el gimnasio.</span></span></p> Edna Paola Fresneda-Patiño, Gabriel Mancera-Ortiz, Jussara de Loiola Araújo Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7239 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Quando o DJ toca: pensando etnomatemáticas no movimento Hip-Hop https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7228 <p>Nos anos 70 nas periferias dos Estados Unidos da América, local onde a população afro-americana e latina se via excluída socialmente e com poucos acessos às condições básicas de segurança, econômicas e sociais. Esquecidos pelo Estado e em meio a violência, a cultura hip-hop emerge como uma fuga destas mazelas e promove a criação de uma nova identidade, fruto do encontro desses grupos culturais que ali viviam. Claramente, junto com toda uma cultura composta por elementos de dança, música, poesia e visual, uma série de saberes e fazeres são ali produzidos. Este trabalho traz conhecimentos da encruzilhada do som e do corpo, da arte do DJ que dialoga com sua plateia através de suas músicas, suas técnicas que produzem sonoridades próprias. Partindo de levantamentos teóricos e vivências dos autores, olhamos para a prática do DJ e possíveis diálogos com a etnomatemática e a decolonialidade do saber.</p> Luiz Felipe de Melo Pereira, Jackeline Rodrigues Mendes Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7228 Qua, 09 Out 2024 00:00:00 -0300 Desenho de tarefas para o ensino de estatística e probabilidade a partir de histórias infantis https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7338 <p>O objetivo deste artigo é fornecer diretrizes para a elaboração de tarefas que promovam o ensino de estatística e probabilidade por meio de histórias para crianças de 3 a 12 anos. Para isso, primeiro descrevemos os conhecimentos importantes de estatística e probabilidade e defendemos o uso de histórias na sala de aula de matemática. Com base nas abordagens teóricas e metodológicas da Abordagem dos Caminhos do Ensino de Matemática, a segunda parte apresenta uma seleção de histórias infantis e as diretrizes correspondentes para o ensino de estatística e probabilidade. Conclui-se que é necessário continuar a fazer e atualizar inventários de histórias e analisar seu impacto para promover o ensino do conhecimento matemático em sala de aula.</p> Claudia Vásquez, Ángel Alsina, Paula López Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7338 Dom, 24 Nov 2024 08:01:09 -0300 "Lúcia já vou indo"… e a Matemática também! https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7413 <p>O presente artigo objetiva analisar possibilidades de exploração da linguagem matemática por meio da Literatura Infantil, no contexto da Educação Infantil, identificando noções e conhecimentos propostos na história "<em>Lúcia já vou indo</em>", de Maria Heloísa Penteado (Editora: Ática). O referencial teórico apresenta uma contextualização sobre a Educação Infantil, destacando o que é previsto para currículo da infância e mobilizando autores que discutem relações entre a literatura e a Matemática. O estudo, de cunho qualitativo e natureza descritivo-analítica, parte de uma análise da obra, apresentando os fatos de seu enredo que apontam indicadores da exploração matemática junto às crianças. Como principal resultado, esperamos contribuir com o trabalho docente, destacando as possibilidades de desenvolver os sensos numérico, espacial, de medida, estatístico e probabilístico a partir do trabalho com a Literatura Infantil.</p> Klinger Teodoro Ciríaco, Rebeca Souza de Miranda, Thaís Brasil Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7413 Dom, 24 Nov 2024 08:29:11 -0300 O estudo da unidade temática de grandezas e medidas intermediado pela narrativa “As Aventuras do Pinóquio” https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7372 <p>Este artigo apresenta algumas atividades de uma sequência didática, pensada a partir da narrativa <em>As aventuras do Pinóquio</em>, para o ensino da unidade temática de grandezas e medidas em um segundo ano do Ensino Fundamental. A proposta principal aqui exposta é a de que a literatura infantil é um objeto cultural potente que pode ser entrelaçado à matemática, visando ao ensino dessa, pois, ao mesmo tempo que suscita discussões de cunho emocional e psicológico, abre espaço para que sejam discutidos conteúdos matemáticos e a linguagem própria desta disciplina, a qual guarda paralelos com a língua materna, que é a que conta a história.</p> Jordana Vahl Bohrer, Rafael Montoito, Erenita Martins David Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7372 Ter, 26 Nov 2024 17:55:22 -0300 Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7369 <p>O presente estudo investiga a (re)significação dos conhecimentos profissionais de um grupo de professores em relação ao ensino de frações, utilizando a literatura infantil como recurso didático. A pesquisa qualitativa foi realizada com 15 professores de uma escola pública na Zona Norte de São Paulo. Os procedimentos metodológicos incluíram análise de dados por meio de gravações, protocolos e observação em sala de aula, seguindo os passos descritos por Bardin. Fundamentado em Shuman os resultados indicam que os professores reconheceram a importância de integrar a literatura no ensino de matemática desde os primeiros anos de escolaridade, alinhando suas práticas com as diretrizes da BNCC. O estudo evidencia o desenvolvimento do conhecimento da matéria ensinada e pode ampliar também o conhecimento pedagógico do conteúdo e curricular dos professores.</p> Mirtes de Souza Miranda, Angelica da Fontoura Garcia Silva Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7369 Qui, 28 Nov 2024 19:10:48 -0300 Ensino da matemática por meio da literatura infantil como proposta transdisciplinar https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7199 <p>Na Educação Básica, o desenvolvimento de atividades colaborativas e transdisciplinares, em componentes curriculares de áreas distintas, como por exemplo as Ciências Exatas e as Linguagens, ainda são parcas. Diante dessa problemática, este trabalho objetiva apresentar uma proposta transdisciplinar entre o ensino da matemática e a literatura infantil, a partir do livro Poemas Problemas (2012) de Renata Bueno. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, com traços exploratórios e bibliográficos. As ações interventivas foram realizadas no ano de 2023, em turmas do 6º ano, em escolas públicas do interior do Rio Grande do Norte. Como resultados, observou-se que as atividades tiveram um impacto positivo no aprendizado e interação dos alunos, articulando habilidades como a observação e a produção do gênero textual poema, a interpretação textual, o raciocínio lógico e as quatro operações matemáticas.</p> Letícia de Azevêdo Medeiros, Ilane Ferreira Cavalcante, Alyssandra Viana Fonseca Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7199 Seg, 09 Dez 2024 06:01:41 -0300 Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7226 <p>Trata-se de pesquisa cujo objetivo foi analisar efeitos de um clube de leitura de popularização da matemática junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal, em especial quanto a motivação e ansiedade em matemática. Para isso, empreendeu-se pesquisa mista, utilizando-se de dois testes: um de motivação em matemática; e um de ansiedade em matemática. Além disso, procedeu-se com uma roda conversa, de modo a oportunizar que os estudantes imprimissem seus sentimentos em relação à dinâmica oferecida durante o clube de leitura. Por resultados, houve aumento na motivação em matemática e redução da ansiedade em matemática dos estudantes, o que contribui para a área da Educação Matemática, uma vez que evidencia uma associação entre literatura e matemática que permite empreender diferentes práticas pedagógicas.</p> Gabriella Mariana Rodrigues Pinto, Mateus Gianni Fonseca Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7226 Qua, 11 Dez 2024 17:33:59 -0300 Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7423 <p>Numa sociedade que precisa valorizar a cooperação, colaboração, criatividade e criticidade, é essencial repensar práticas educativas e explorar novas formas de ensino. Destacam-se nisto as metodologias ativas, promovendo o protagonismo dos alunos. Esta pesquisa propõe o Storytelling como metodologia ativa no ensino de Matemática. Embora resumido como contação de histórias, o Storytelling inclui outros significados, técnicos e artísticos, sendo uma ferramenta comunicativa eficaz em publicidade. Assim, a pesquisa explorou seu potencial educativo, apresentando conceitos e promovendo um curso para professores. A questão central foi: como utilizar o Storytelling no ensino de Matemática? Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, com métodos da Pesquisa-Ação, utilizando questionários e diários de campo num curso de extensão. Os resultados indicam o Storytelling como uma metodologia eficiente, que promove a educação integral e o protagonismo estudantil.</p> Phellippe Aprigio, Marcos Lübeck Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7423 Qua, 11 Dez 2024 18:09:14 -0300 E o dente ainda doía: a literatura infantil e o ensino da matemática em uma prática no 1º ano do Ensino Fundamental https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7424 <p>Este artigo apresenta um diálogo entre a literatura infantil e o ensino da Matemática, e busca descrever e analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 20 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada no município de X. A aplicação tem vínculo com o projeto de extensão “X”, da Universidade Federal X. Como referencial teórico tem-se autores que apresentam a literatura infantil como uma possibilidade de recurso didático para o ensino da Matemática. Os resultados e análises se deram a partir das diferentes atividades desenvolvidas com a turma, no início do ano letivo de 2023. Como resultados, destacamos os alunos como protagonistas no ambiente escolar, interagindo entre si e desenvolvendo diferentes habilidades matemáticas.</p> Cristiane Winkel Elert, Thaís Philipsen Grützmann, Alice Carina Venzke Redmer Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7424 Dom, 15 Dez 2024 17:50:22 -0300 Era uma vez... o cordel na aula de Matemática https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7431 <p>Numa escola municipal, um educador muito esperto teve uma ideia brilhante. Ele queria promover um ambiente de diálogo e escuta que pudesse ajudar pessoas de todas as idades a aprender matemática. E então, o educador trouxe folhetos de cordel e mergulhou na magia das histórias rimadas. Os dados que serão utilizados para contar essa estória foram produzidos por meio de gravações e anotações em diário de campo. Os resultados desse trabalho foram incríveis! Os educandos dialogaram, refletiram, e a matemática começou a fazer parte da estória que liam. E assim, a literatura de cordel se tornou uma ponte entre os saberes da escola e os saberes do mundo, o que permitiu que todos naquela sala de aula aprendessem juntos, dialogando e refletindo sobre a matemática de uma forma diferente.</p> Jonson Ney Dias da Silva, Ilan Carlos Santos de Carvalho Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7431 Dom, 15 Dez 2024 00:00:00 -0300 “Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7426 <p>O artigo traz uma proposta de prática a ser realizada com alunos do Ensino Médio, ou licenciandos em matemática, a partir da leitura do livro “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins. Foi possível identificar aspectos matemáticos implícitos na narrativa e assim foi elaborada a situação-problema: qual a probabilidade da Katniss e/ou do Gale serem sorteados para participar dos Jogos Vorazes? Além disso, uma possível resolução é apresentada utilizando dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nota-se que cada professor, ao propor esta atividade em aula, poderá encontrar caminhos e conclusões diferentes das apresentadas neste artigo. A leitura do livro, ou mesmo apenas do trecho aqui apresentado, pode suscitar interpretações matemáticas diferentes para cada leitor que se aventurar pela história, tornando esse exercício provocador tanto para estudante quanto para professor.</p> Alessandra Heckler Stachelski, Andréia Dalcin, Luciana Neves Nunes Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7426 Ter, 17 Dez 2024 09:33:09 -0300 Da leitura à investigação Estatística: Literatura infantil e História em quadrinhos no 5º ano https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7445 <p>Este estudo tem como objetivo analisar um processo interventivo utilizando a literatura infantil e a história em quadrinhos com ênfase no ciclo investigativo da pesquisa com alunos do 5º ano. Participaram do estudo quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco. Foram realizadas diagnoses e em seguida dois dias de intervenção utilizando livros de literatura infantil ou histórias em quadrinhos perpassando todas as fases do ciclo investigativo de Guimarães e Gitirana (2013). Constatamos que os alunos apresentaram incompreensões durante as atividades relacionadas à amostra e construção de gráficos. No entanto, após a realização de duas pesquisas em sala de aula, a primeira com a instrução da pesquisadora e a segunda de maneira autônoma, foi possível a mudança na aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos estatísticos ensinados durante a vivência do ciclo investigativo.</p> Izabela Cristina Bezerra da Silva, Gilda Lisbôa Guimarães Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7445 Ter, 24 Dez 2024 07:32:18 -0300 Linguagens natural e matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7127 <p>Neste estudo, objetivamos analisar os enunciados das atividades e as orientações ao educador referentes ao Campo Aditivo contidas no material curricular “Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens” de matemática do 3º Ano do Ensino Fundamental à luz das habilidades de compreensão leitora. Assim, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa de tipologia documental e técnica de análise de conteúdo. Nos resultados apresentados, apontamos que não pretendemos reforçar a tradição pedagógica de que as dificuldades dos educandos em compreender e interpretar os enunciados matemáticos estão relacionadas exclusivamente a sua pouca habilidade de leitura, visto que muitas dificuldades também estão atreladas às dificuldades de compreensão de objetos de conhecimento matemático.&nbsp; Reforçamos que a impregnação existente entre a língua materna e a linguagem matemática pode favorecer a compreensão dos enunciados matemáticos pelos educandos.</p> Kelly Cristina Coutinho, Priscila Bernardo Martins Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7127 Ter, 24 Dez 2024 08:27:12 -0300 Letramento Matemático a partir da obra infantil de Monteiro Lobato: reflexões e possibilidades https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7420 <p>Este trabalho objetiva refletir sobre o letramento matemático a partir do uso da literatura infantil de Monteiro Lobato. Nossa opção de análise se desenhou aproximando-se da estética ficcional, no diálogo entre as conhecidas personagens do Sítio do Picapau Amarelo, resguardando a característica discursiva de cada uma delas, realçando a dimensão de constructo do conhecimento. Além disso, consideramos o contexto histórico da época de produção das obras em questão como remontado a partir de outros textos e, portanto, ele só pode ser conhecido mediante a intertextualidade. Diante da análise é possível perceber que a obra Infantil de Lobato possibilita a criação de diversos contextos de aprendizagem o que é fundamental para dar significado ao conhecimento e desenvolver o letramento matemático.</p> Adriel Gonçalves Oliveira, Aline Vieira da Cunha Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7420 Ter, 24 Dez 2024 09:20:35 -0300