Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RMAT tem como missão compartilhar pesquisas nas áreas de Ensino de Matemática e de Matemática. O periódico visa a publicação e a disseminação de produções originais de professores e pesquisadores.

Nossa classificação QUALIS C pelo sistema WEBQUALIS no período de 2017 a 2020 e ISSN: 2237-8103!

Processo Editorial

Os manuscritos são inicialmente avaliados pelo Editor-chefe quanto à adequação ao foco, escopo, seção e normas da revista, conforme Diretrizes para Autores. Manuscritos que não atendem ao foco e ao escopo da revista são rejeitados. No caso de outras inconsistências, uma lista de pendências é enviada para o autor correspondente, sugerindo adequações. Caso o autor não retorne no prazo estipulado, a submissão é arquivada.

O Editor-chefe designa as submissões aos Editores de Seção, de acordo com as áreas de atuação, para o processo de avaliação.

O Editor de Seção verifica a adequação do manuscrito ao foco, escopo, seção da revista e analisa as questões de plágio e auto plágio, a partir da ferramenta CopySpider. Nesta etapa, adequações podem ser solicitadas ao autor correspondente ou o manuscrito pode ser rejeitado.

Após estas verificações, os manuscritos submetidos à RMAT são avaliados por pelo menos dois Avaliadores Ad Hoc, designados de acordo com sua área de interesse, provenientes de instituição diferente daquela dos autores, em um processo duplamente cego, no qual os manuscritos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

1. A temática escolhida pelo autor está inserida na área de estudo em que se encontra?
2. O resumo evidencia o âmbito da pesquisa, seus principais objetivos, o referencial teórico-metodológico, resultados e conclusões, possibilitando ao leitor compreender de forma ampla o que é discutido no texto?
3. Os objetivos do estudo estão apresentados no texto e encontram-se articulados de forma a contribuir no alcance proposto pelo autor?
4. O artigo apresenta caracterização metodológica, materiais e métodos utilizados no estudo de tal forma a contribuir na construção e posterior análise dos dados?
5. Os resultados do estudo estão apresentados e discutidos de forma articulada com os referenciais teórico e metodológico delineados no texto?
6. É possível, por meio da leitura do texto, constatar coerência e articulação entre a teorização utilizada pelo autor e as ideias desenvolvidas por ele?
7. Há referências que possam ser indicadas ao autor para colaborar na construção de conteúdo do artigo?
8. Há trechos com violação de direito autoral?

O Avaliador Ad Hoc preenche um formulário de parecer direcionado ao Editor de Seção aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Cada avaliador tem o prazo de quatorze (14) dias para realizar a avaliação.

No caso de solicitação de alterações no manuscrito, este é reencaminhado ao autor correspondente para que efetue as correções solicitadas no prazo de quinze (15) dias corridos, quando deve reapresentar o manuscrito com as alterações. Em caso de não reapresentação do manuscrito no prazo determinado, a submissão é arquivada.

O processo de avaliação por pares preserva a identidade dos autores e suas afiliações, bem como dos Avaliadores Ad Hoc. A escolha dos Avaliadores é realizada de acordo com análise de currículo e áreas de interesse do Avaliador.

Para fazer parte do nosso corpo de Avaliadores Ad Hoc, é necessário possuir o título de mestre, ter formação na área da Matemática ou áreas afins e ter expertise na área de atuação da RMAT em que sua avaliação está sendo requisitada, comprovados por meio do currículo Lattes ou do ORCID. Avaliadores estrangeiros, que não possuam Lattes ou ORCID, deverão enviar outra forma de currículo para análise.

Periodicidade

A RMAT adota o sistema de publicações em fluxo contínuo (rolling pass), sendo organizada em dois números anuais.

Política de Acesso Livre

Todo conteúdo publicado na RMAT possui acesso imediato, sem embargo e sem restrições, para toda a comunidade científica. Sendo um periódico científico de Acesso Aberto, revisado por pares e sem custos aos autores ou leitores.

A RMAT não cobra taxa de submissão, publicação e processamento (APCs) dos autores.

 

Sistema de Editoração

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.3.0.7), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project (PKP) sob a licença GNU General Public License

Política de Preservação Digital

A RMAT é hospedada no Portal de Periódicos da UFOP, o que garante a preservação de seu conteúdo digital a partir de cópias de segurança realizadas periodicamente, além do Portal fazer parte dos Portais de Periódicos Preservados pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University, EUA, que fornece software livre de preservação digital para bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.

INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS


    Logo IBICT

  https://livre.cnen.gov.br/Images/logo_livre2.png