A Democracia no Materialismo Histórico-dialético
Resumo
O materialismo dialético é o método de pesquisa utilizado por Karl Marx em sua sede de entender os movimentos da sociedade, baseados no capital e sua influência. Esse artigo tem como objetivo demonstrar como ele, fundamentado em seu método histórico-dialético, se volta à sociedade como seu objeto de estudo e nela identifica os momentos históricos e suas contradições. Marx reconhece que Hegel foi quem lançou as bases da dialética, mas que este falhou em identificar o núcleo da sua epistemologia, a materialidade e não a racionalidade. Utilizando-se desse método é que Marx concebe seu conceito de democracia como ação consciente do dêmos em favor dele próprio no Estado Político, para além das formas estatais existentes em seu contexto.
Referências
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Trad. ERDELE, R; DE DEUS, L. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. Contribuição À Crítica Da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MARX. K. O Capital: Crítica da Economia Política. 34. ed. Trad. SANT’ANNA, R. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo, 2010.
POGREBINSCHI, T. O Enigma da Democracia em Marx. Revista Brasileira de Ciên-cias Sociais, vol. 22, n. 63.
Direitos Autorais: Os textos e imagens publicados na Revista Virtualia estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, adaptem, e criem a partir do material publicado para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja dado o crédito apropriado aos autores e à revista. Para ver uma cópia da licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
.jpg)