O mito de Medeia e a “diáspora moral” contemporânea:
práticas sociais de enclausuramento feminino
Resumo
Um breve ensaio sobre a relação do mito de Medeia e a sua relação com a organização social contemporânea, abrangendo o imaginário social, a maternidade, e as relações de poder entre homens e mulheres, no intuito de compreender as diferentes formas de enclausuramento feminino, que resultam no que chamaremos de “diáspora moral”. O presente ensaio é elaborado a partir de referenciais teóricos, incluindo as elaborações de estudos do imaginário e da psicanálise junguiana.
Referências
_________________, A terra e os devaneios do repouso: Ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
DURAN, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral, 4ª ed, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ELIADE, Mircea, Imagens e Símbolos. Lisboa- Portugal: C Éditions Gallimard, 1952.
ESTÉS, Clarissa Pinkola, Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
FERRANTE, Elena. A filha perdida. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
MURDOCK, Maureen. The heroine’s journey. Boston & London: Shambhala, 2013.
SÊNECA. Medeia: Tradução do latim, introdução e notas de Ana Alexandra Alves de Sousa. Coimbra, Universidade de Coimbra, 2011.
Direitos Autorais: Os textos e imagens publicados na Revista Virtualia estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, adaptem, e criem a partir do material publicado para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja dado o crédito apropriado aos autores e à revista. Para ver uma cópia da licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
.jpg)