Angústia, Possibilidade e Liberdade: Um estudo kierkegaardiano através da obra “O Idiota” de Dostoiévski

  • Daniel Gomides Martins Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Palavras-chave: Angústia, Possibilidade e Liberdade, Kierkegaard, Dostoievski

Resumo

Este artigo investiga um desdobramento do conceito de angústia introduzido pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard a partir de sua articulação com uma narrativa descrita na obra O idiota, de Fiódor Dostoiévski. Partindo da compreensão de que a angústia não depende apenas de realizações concretas para se instaurar, a análise concentra-se na condição de um condenado a morte, no qual se evidencia uma configuração extrema: mesmo diante de uma inexorável execução, a consciência do indivíduo persiste em projetar situações que não se vinculam a qualquer horizonte efetivo de realização. Tal narrativa permite explorar uma forma de experiência em que a abertura ao possível não se anula, mas se restringe quase que por completo de uma possibilidade de ação. Dessa forma, essa dualidade imposta pelo contexto narrado, indica a necessidade de pensar o conceito de angústia kierkegaardiano e seus desdobramentos em seus limites, especialmente em contextos nos quais a liberdade se encontra radicalmente restringida.


Palavras-chave: angústia; Dostoiévski; possibilidade; liberdade; consciência

Referências

ALMEIDA, Jorge Miranda de; VALLS, Álvaro. Kierkegaard. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BRITO, José Wilson Rodrigues de. Angústia como condição de liberdade em Kierkegaard. Revista Húmus, v. 7, n. 19, 2017. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/368750286/Angustia-como-condicao-de-liberdade-em-Kierkegaard-HUMUS-pdf>. Acesso em: 05 maio. 2026.

CAMPOLINA, Alessandro Gonçalves. Paradoxo e medo da morte: dimensões tanatológicas na obra de Søren Kierkegaard. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 15, n. 179, p. 44–51, 2016. Disponível em: https://www.aioninstituto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/paradoxo_medo_da_morte.pdf. Acesso em: 05 maio 2026.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. Tradução e apresentação de Rubens Figueiredo. 1. ed. São Paulo: Penguin Companhia, 2022.

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia. Tradução de Álvaro Valls. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ROOS, Jonas. Kierkegaard e a antropologia entre a angústia e o desespero. In: La Mirada Kierkegaardiana, n. 1, p. 68-78, 2008. Disponível em: https://lamiradakierkegaardiana.hiin-enkelte.info/wp-content/uploads/2018/02/jonasroos.pdf. Último acesso em 05 maio. 2026

ROOS, Jonas. 10 lições sobre Kierkegaard. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

SANTOS, Pedro Carlos Ferreira. A atualidade do conceito de angústia de Kierkegaard. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 9, n. 2, p. 202-214, ago. /dez. 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4006958. Acesso em: 05 maio. 2026.

SILVA, Jadson Teles. Liberdade e angústia em O Conceito de Angústia de Kierkegaard. Revista Inquietude, Goiânia, v. 3, n. 2, ago./dez. 2012. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/274/169. Acesso em: 05 maio. 2026.

Publicado
2026-06-14
Como Citar
Gomides Martins, D. (2026). Angústia, Possibilidade e Liberdade: Um estudo kierkegaardiano através da obra “O Idiota” de Dostoiévski. Virtualia Journal, 1, 521-542. https://doi.org/10.5281/zenodo.20694365
Seção
ARTIGOS