Formação em docência do ensino superior: impactos na prática docente dos professores do curso de administração da Christus Faculdade do Piauí

  • DARIELY DE CARVALHO MONTE AMARAL CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ
  • ROBERTA MURIEL CARDOSO Fundação Pedro Leopoldo– FPL
  • ELOISA HELENA RODRIGUES GUIMARÃES Fundação Pedro Leopoldo– FPL
  • DARLENE SILVA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Instituição de Educação Superior, Formação Docente, Prática docente.

Resumo

 RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa voltada para uma análise sobre impactos na prática docente dos professores do curso de Administração da Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI). A CHRISFAPI é uma Instituição de Educação Superior, devidamente credenciada pelo MEC, que atua na cidade de Piripiri, com a oferta de vários cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia aplicada na pesquisa foi de estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo, com auxílio de uma pesquisa documental. A unidade de observação abrangeu um universo de 32 professores de Administração que participaram do Programa de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. A coleta de dados se fundamentou em documentos da Instituição, nos relatórios de avaliação produzidos pela coordenação do curso e pela Comissão Própria de Avaliação – CPA. Neste estudo, foi utilizado um modelo de pesquisa, abrangendo as seguintes categorias: satisfação do estudante com o ensino; desenvolvimento acadêmico do estudante; desenvolvimento na carreira; desenvolvimento pessoal; satisfação de professores e funcionários com o trabalho; desenvolvimento profissional e qualidade dos professores; abertura do sistema para interações com a comunidade; habilidade para adquirir recursos; e vitalidade organizacional. Os resultados apontaram impactos positivos na formação docente, dentre os quais destaca-se que os professores que concluíram a Pós-Graduação em Docência Superior passaram a diversificar sua metodologia, buscando aliar a teoria com a prática.

Biografia do Autor

DARIELY DE CARVALHO MONTE AMARAL, CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ

Mestra em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

ROBERTA MURIEL CARDOSO, Fundação Pedro Leopoldo– FPL

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba

ELOISA HELENA RODRIGUES GUIMARÃES, Fundação Pedro Leopoldo– FPL
Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais
DARLENE SILVA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Referências

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Publicado
2020-07-19
Seção
Artigos