Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de MG

  • Edgard Souza Mattos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
  • Paulo de Castro Vieira
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda
Palavras-chave: RCD, RCC, PNRS, Sustentabilidade na Construção Civil.

Resumo

Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são entulhos de obras, cujo reaproveitamento ainda é muito baixo no Brasil, apesar do potencial de valor agregado, com práticas e aplicações consolidadas, normas e legislações específicas. A fim de se entender o cenário, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em sites oficiais dos órgãos públicos (Federal e Estadual), ABNT e nas plataformas digitais Google Acadêmico; Scielo, Linkedin, SlideShare e MinhaBiblioteca, no período de 1999-2020. Com base nestas bibliografias, foi apresentada uma fotografia atual do Brasil e a que nível vem se desenvolvendo ante às questões dos RCD. Observou-se também uma crescente significativa nos trabalhos publicados, ano a ano, com exceção em 2020, o que sugere a Pandemia do Corona Vírus como causa. A análise dos resultados fornece subsídios para entender as condições e a que passos a gestão dos RCD avança no Brasil. Identificou-se que as causas não estão relacionadas apenas a falta ou qualidade das normativas, mas sim ao desconhecimento, despreparo e/ou negligência do gestor público ou da iniciativa privada que não vê no RCD uma solução socioeconômica e ambiental viável.

Referências

ABRECON, Manual de Aplicação do Agregado Reciclado. São Paulo-SP, 2019. 132p.
AGOPYAN& JOHN, O desafio da sustentabilidade na construção civil: volume 5 / Vahan Agopyan, Vanderley M. John; José Goldemberg, coordenador. – São Paulo: Blucher, 2011.
BODI, J. Experiência brasileira com entulho reciclado na pavimentação. Reciclagem na construção civil: alternativa econômica para proteção ambiental. São Paulo: PCC/Universidade de São Paulo, 1997.
CARDOSO, L. P. Sustentabilidade e a Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil. ano 3, n.10 abril-junho, Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, 2016.
DOS REIS, P. T. B.; MATTOS, U. A. DE O.; DA SILVA, E. R. Gestão municipal de resíduos sólidos urbanos à luz da Política Nacional de Resíduos: estudo de caso no município de Japeri, RJ, Brasil. Sistemas & Gestão, v. 13, n. 3, p. 321-333, 3 set. 2018.
LACERDA, A. V.; MIRANDA, G. P.; OLIVEIRA, R. L. M. – Análise de Conteúdo Temática – Categorial Comparativa entre as Alterações Promovidas nas Classificações e nas Modalidades de Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais: DN COPAM nº 74/2004 versus nº 217/2017.
LANGER, M., & NAGALLI, A. Política nacional dos resíduos sólidos: possibilidades para o desenvolvimento de inovação tecnológica. Unoesc & Ciência - ACET, 8(1), 69-78. Joaçaba, SC 2017.
LEVY, S.M. Reciclagem do entulho de construção civil, para utilização como agregado de argamassas c concretos. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de engenharia Civil. São Paulo, 1997.
LEVY, S. M. Contribuição ao estudo da durabilidade de concretos, produzidos com resíduos de concreto e alvenaria. São Paulo, 2001. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. PCC.USP.
KLEIN, F.B.; GONÇALVES-DIAS, S. L. F. A deposição irregular de resíduos da construção civil no município de São Paulo: um estudo a partir dos instrumentos de políticas públicas ambientais. Revista Desenvolv. Meio Ambiente, v. 40, p. 483-506, abril 2017.
MAIA, M.C.R. Proposta de Modelo de Gestão Consorciada de Resíduos da Construção Civil na unidade de Gerenciamento do Rio São João-MG (MB13). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, São Carlos-SP, 2019.
MARQUES NETO, J. C. Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição no Brasil. São Carlos: Rima, 162p. 2005.
MIRANDA, L. F. R. A reciclagem de resíduos de construção e demolição no Brasil: 1986-2008. Porto Alegre, 2009. 71f. Artigo – Ambiente Construído - Centro de Tecnologia e Geociências Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE.
PEREIRA, P. M.; VIEIRA, C. S. Relatório de Investigação no âmbito do projeto: Aplicação sustentável de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) em estruturas reforçadas com geossintéticos – RCD-VALOR (PTDC/ECM-GEO/0622/2012) FEUP. Porto, Portugal, 2013.
PINTO, T.P. Utilização de resíduos de construção - estudo do uso em argamassas. São Carlos 1986. 148 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Planejamento, Universidade de São Paulo.
RIBEIRO, F. A. B. S. Análise da gestão de resíduos de construção e demolição em Uberlândia, no contexto da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 42 p. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
SILVA, W.M.F. Consórcios Públicos na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Brasília, 2015. 136 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Departamento de Economia. Brasília-DF.
ZORDAN, S. E. A utilização do entulho como agregado, na confecção do concreto. Campinas. 1997. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Universidade de Campinas, Campinas, 1997.
Publicado
2021-01-13