O futuro nas aulas de PLA: utilizando o tempo semântico para redefinir a nomenclatura

  • Thaís Maíra Machado de Sá UFMG
  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira CEFET-MG UFMG
  • Cláudia Brandão Vieira UFMG
Palavras-chave: Português Língua Adicional, Futuro, Tempo semântico, Proposta didática

Resumo

Os tempos verbais fazem parte do aprendizado de todo falante de língua adicional. Neste artigo, fazemos uma reflexão sobre a nomenclatura dos tempos futuro do modo indicativo em livros de PLA (Português Língua Adicional). Cinco livros foram analisados em dois aspectos: (i) como a nomenclatura utilizada para classificar os diferentes tipos de futuro se relacionam com a semântica ou forma dos mesmos; (ii) se os livros abordam questões relacionadas à semântica e ao uso do tempo verbal. Observamos que nenhum dos livros leva em consideração a noção de tempo semântico do verbo. Finalizamos apresentando uma proposta didática a partir do uso que simplifica a nomenclatura gramatical dos tempos verbais nos livros de PLA, deixando-a mais próxima de sua realidade semântica.

O futuro nas aulas de PLA: utilizando o tempo semântico para redefinir a nomenclatura

Referências

ASSIS, M. Dom Casmurro. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000194.pdf. Acessado em 09 jul. 2014.
AZEREDO, J.C. de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
BARBOSA, C.; CASTRO, G. Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros, Nível 2. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2011.
CEGALLA, D.P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
CHIERCHIA, G. Tradução de Luiz Arthur Pagani, Ligia Negri, Rodolfo Ilari. Semântica. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
CUNHA, C.; CINTRA, L. A Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon editora digital, 2007.
DELL'ISOLA, R. L. P.; ALMEIDA, M. J. A. Terra Brasil: curso de língua e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2008
FERNANDES, G. R. R. ; FERREIRA, T. L. S. B. ; RAMOS, V. L. Muito Prazer: Fale o Português do Brasil. 1ª. ed. São Paulo: Disal, 2009. v. 01. 468p.
LIMA, E.E.O.F.; IUNES, S.A. Falar... Ler... Escrever... Português: um curso
para estrangeiros. São Paulo: E.P.U., 1999.
LIMA, E.E.O.F. et al. Avenida Brasil 1: curso básico de português para estrangeiros. São Paulo: EPU, 1991.
MOREIRA, A.; BARBOSA, C.; CASTRO, G. Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros, Nível 1. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2011.
PERINI, M.A. Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Editora Ática, 2003.
PONCE, M.; BURIM, S.; FLORISSI, S. Bem-Vindo! São Paulo: SBS, 1999.
PONCE, M.; BURIM, S.; FLORISSI, S. Tudo Bem? Português para a nova geração. Vol 1. São Paulo: SBS, 2001
SLADE, R.O. Português básico para estrangeiros. Brooklyn, New York: Mill River Press, 2ed. 1999.
SIDNEY, Abel. Conto ou não conto? Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf Acesso em: 09 jul. 2013
Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo