As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

  • Caroline Paola Cots Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
  • Fernanda Miranda da Cruz Docente do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo, multimodalidade, competência social, interação corporificada, corpo.

Resumo

 Neste artigo investigaremos a participação de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo em dois episódios de interação de brincadeiras familiares. Inscrevemo-nos em uma perspectiva corporificada para análise da interação social (STREECK, GOODWIN, LEBARON, 2011; MONDADA, 2016). Para a análise, nos voltamos para os recursos interacionais corporais mobilizados durante a interação. Discutimos o problema das relações entre língua, corpo e mundo material na agenda dos estudos linguísticos. Como resultado, demonstramos como essa perspectiva apresenta ganhos principalmente para análise de interações em que a linguagem verbal encontra-se ausente ou alterada, como é o caso do TEA.

Biografia do Autor

Caroline Paola Cots, Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
Mestre em Letras: Linguística -  Linguagem e Cognição - pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, sob orientação da Profª. Drª. Fernanda Miranda da Cruz e com financiamento CAPES. Graduada em Letras Português - bacharelado e licenciatura - pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Atuou como pesquisadora de IC sob orientação da Profª. Drª. Fernanda Miranda da Cruz e com financiamento PIBIC e FAPESP.

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Publicado
2020-11-04