O que medeia as práticas de sala de aula de um professor experiente?

Um estudo subsequente

Palavras-chave: Formação de Professores, Teoria Sociocultural, Reasoning Teaching

Resumo

Considerando que desenvolver um reasoning teaching robusto é um processo para a vida toda, neste estudo analisamos as práticas de sala de aula de um professor que participou do estudo de Agnoletto & Dellagnelo (2017) enquanto ainda era um professor em início de carreira. Para a coleta de dados, foram observadas 3 aulas deste professor, o qual foi entrevistado ao final de cada aula. Ele também respondeu dois questionários sobre o uso de livros do professor e sobre como se percebia como docente. Nossos resultados mostram que o participante tem seu reasoning mediado tanto pelo conhecimento científico quanto cotidiano e que ao longo de sua carreira desenvolveu um reasoning mais robusto. No entanto, apesar desses resultados positivos, ele parece não ter ainda desenvolvido todo o seu potencial, pois seu conhecimento científico ainda não está internalizado e entrelaçado com seu conhecimento cotidiano

Referências

AGNOLETTO, Matheus.; DELLAGNELO, Adriana. Beyond (or not) the teacher’s manual, BELT, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2018. Available at https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/31982/17271. Accessed on: 09/11/2020.

CHILDS, Sharon. “Seeing” L2 Teacher Learning: The Power of Context on Conceptualizing Teaching. In: JOHNSON, Karen; GOLOMBEK, Paula (org.). Research on Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Professional Development. New York, NY: Routledge, 2011. p. 67-85.

JOHNSON, Karen. Understanding Language Teaching: Reasoning In Action. Boston, MA: Heinle Cengage Learning, 1999.

JOHNSON, Karen. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York, NY: Routledge, 2009.

JOHNSON, Karen; GOLOMBEK, Paula. Research on Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Professional Development. New York, NY: Routledge, 2011.

JOHNSON, Karen; GOLOMBEK, Paula. Mindful L2 Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Cultivating Teachers’ Professional Development. New York, NY: Routledge, 2016.
LANTOLF, James; THORNE, Steven. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford University Press, 2006.
RICHARDS, Jack; HULL, Jonathan; PROCTOR, Susan. Interchange: English for International communication: student’s book 2. Cambridge: Cambridge University Press. 5 ed. 2017.
Publicado
2020-12-27
Seção
Artigos - Fluxo contínuo