CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê: PRÁTICAS DE RUA: LUGARES DE VIVÊNCIA E LUGARES DE PASSAGEM

2021-03-15

A Revista Ephemera (PPGAC/UFOP), novo periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá até 05 de junho de 2021 artigos inéditos para o dossiê Práticas de rua: lugares de vivência e lugares de passagem, a ser publicado em seu oitavo número, com previsão de lançamento em final de setembro de 2021.

Para este dossiê, podem ser enviadas contribuições (como Artigos, Ensaios e Relatos de Experiência) que discutam práticas cênicas permeando as ruas e demais espaços públicos e abertos (teatro de rua, dança de rua, intervenção urbana, manifestações das culturas populares, entre outras práticas), buscando friccionar as demarcações, fronteiras e fantasmagorias acerca dos lugares frequentados e evitados ou, em outros termos, dos lugares praticados.

Entre as diversas perspectivas possíveis de abordagem do tema da presente edição, podem (dentre outras) ser listadas:

  • - As relações entre produção cênica de rua do (no) centro e da (na) periferia urbana, com suas identidades, escrituras e representações;
  • - Processos pedagógicos no âmbito das práticas cênicas de rua;
  • - Ressignificações das práticas cênicas de rua no contexto pandêmico;
  • - Historiografia das práticas cênicas de rua;
  • - Relações de gênero nas práticas cênicas de rua.

Importante! Lembramos ainda que a Revista Ephemera também recebe, em fluxo contínuo, artigos de temáticas variadas (Seção Fluxo) ligadas ao escopo central da revista, desde que sejam inéditos e resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas artes cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros. Além disso. a Seção Acontece também aceita, em fluxo contínuo, contribuições em formatos variados: entrevistas, resenhas sobre livros e crítica de espetáculos, festivais, etc. Os pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, podem enviar seus textos para avaliação a qualquer momento, não sendo necessário aguardar a chamada para a submissão de artigos.

Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera. Nossas diretrizes para aceite e publicação podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”, e devem ser seguidas à risca: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/about/submissions#authorGuidelines