Obra-Corpo, Obra-Enigma: Pulsão e Corporeidade em Artaud e Marina Abramović

Resumo

O artigo parte do conceito freudiano de pulsão, abordando o trânsito entre o somático e o psíquico e o borrar da fronteira entre esses dois lugares de percepção para pensar as propostas de Artaud e as performances de Marina Abramović e também o que chama de obra-corpo e obra-enigma, fenômenos característicos da arte contemporânea, que colocam o espectador-participante num lugar de renúncia à produção significante frente a obra, que não é mais objeto a ser contemplado e sim acontecimento a ser vivido.

Biografia do Autor

Denise Pedron, TU / UFMG
Denise Pedron é doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com a tese A performatividade na cultura contemporânea. Atua como professora do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ministra as disciplinas de História do Teatro, Literatura Dramática e História do Teatro Brasileiro. É também performer, diretora e dramaturga.

Referências

ALLIEZ, Eric. A Assinatura do Mundo: o que é a filosofia de Deleuze e Guattari? Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.

ANDRADE, Wellington. “Manifesto ao Espectador Contemporâneo.” In: Revista Cult, n. 191, 2016. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/manifesto-ao-espectador-contemporaneo/ Acesso em 18/12/2019.

BIRMAN, Joel. As Pulsões e seus destinos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

DERRIDA, Jacques. Escritura e diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Conferência, 1966. Tradução para o português realizada pelo CEPAT FINTE IHU (Instituto Humanitas Unisinos). Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/38572-o-corpo-utopico-texto-ineditode-michel-foucault. >.

FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In Repensar a política. Col. Ditos & Escritos, vol. VI. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

FREUD, Sigmund. (1905). “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.” In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, vol. VII.

FREUD, Sigmund. (1915). As pulsões e seus destinos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

LACAN, Jacques. “Desmontagem da pulsão”. In: Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LACAN, Jacques. “A pulsão e seu circuito”. In: Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LINS, Daniel. Antonin Artaud: o artesão do corpo sem órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NASIO, Juan-David. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Annablume, 2004.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

WINE, Noga. Pulsão e Inconsciente. A sublimação e o advento do sujeito. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Publicado
2020-05-01