Atos da Transfiguração: Mobilizando memórias da População Negra através da performance de Antonio Obá

Palavras-chave: Performance, Antônio Obá, Mestiçagem, Branqueamento

Resumo

Este texto tem como propósito acionar memórias e narrativas da população negra na formação da identidade nacional brasileira a partir da performance Atos da Transfiguração: desaparição ou receita para fazer um santo (2015), do artista Antonio Obá. Para análise da performance, parto de categorias como branqueamento, identidade nacional, mestiçagem, eugenia, narrativas bíblicas e candomblé. A performance nos leva a refletir sobre o que é “ser brasileiro” na formação da identidade nacional.

Palavras-chave: Performance; Antonio Obá; Mestiçagem; Branqueamento; Memórias.

Biografia do Autor

Rodrigo Severo dos Santos, Universidade de São Paulo

Rodrigo Severo dos Santos é artista, professor, integrante do Coletivo Preta Performance e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista CAPES.

Referências

A BÍBLIA SAGRADA. 15 ° ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 1970.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

CARNEIRO, Sueli. A Construção do outro como não-Ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray e BENTO, M.A.S. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

CARONE, Iray. Breve histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira. In: CARONE, Iray e BENTO, M.A.S. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-brasileira. Belo Horizonte: Editora C/arte, 2007.

LEITE, T. J. R. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. Rio de janeiro: Artlivre, 1988, p. 177.

LOTIERZO, Tatiana H. P. Contornos do (in)visível: A redenção de Cam, racismo e estética na pintura brasileira do último Oitocentos. Dissertação de mestrado (Antropologia Social), Universidade de São Paulo, 2013.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MOORE, Carlos Wedderburn. O Racismo Através da História: da antiguidade à modernidade. Sem Editora, 2007. Disponível em: http://www.ammapsique.org.br/baixe/O-Racismo-atraves-da-historia-Moore.pdf. Acesso em 8 de maio de 2020.

OBÁ, Antonio. Entrevista com Antônio Obá. Entrevistador: Rodrigo Severo. São Paulo: 2018.

OLIVEIRA, Rosenilton Silva de. A cor da fé: "identidade negra" e religião. São Paulo, 2017.

SCHWARCZ, Lilia. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e a questão racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SEYFERTH, Giralda. O futuro era branco. In: Revista de História, n.69, jun. 2011.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil. In Tempo Social: Rev. Sociologia da USP. São Paulo, n.1, v.1, 1. sem. 1989.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Orixás da Metrópole. Petrópolis: Vozes, 1995.

SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005.

ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1975.

Publicado
2020-12-05