Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Artigos

1.      A MESCLA publica artigos originais. Nossa expectativa é receber artigos que não tenham semelhança substancial com artigos ou capítulos de livros já publicados pelo autor. É importante, também, que o artigo não seja submetido a nenhum outro processo editorial. Após a publicação na revista MESCLA, os textos poderão ser reeditados desde que autorizados, sob a condição de conterem nota com os créditos da publicação original.

2.      Os artigos devem ser enviados exclusivamente para o endereço eletrônico mescla.art@gmail.com em formato docx. Cada original submetido será encaminhado a dois pareceristas anônimos, seguindo o padrão dos periódicos internacionais de qualidade.

3.      As  Editoras Chefes com o apoio do Conselho Editorial decidirão sobre a adequação dos artigos  submetidos e sobre o início ou não do seu processo editorial. Os originais devem ocultar o nome do autor e instituição de origem, e pede-se a exclusão de quaisquer indícios dessas informações, assim como agradecimentos pessoais e autorreferências. Caso o artigo seja aceito, o autor terá oportunidade de incluir essas informações. A revisão ortográfica, gramatical e normativa é responsabilidade do autor.

4.      Os artigos devem ter, no máximo, 15 laudas, incluindo notas, legendas, quadros, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas. Lauda com margens: superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3 cm.

5.      Cada artigo deve apresentar título, resumo e três palavras-chave. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras, e explicitar, com objetividade: tema, marcos cronológicos e espaciais, fontes, argumento principal do artigo e conclusões. 

6.      Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), mas algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

7.      Citações textuais longas (mais de cinco linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado da margem esquerda, com o corpo um ponto menor que o do texto e sem aspas. Citações textuais curtas (até cinco linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas ou em itálico.

8.      Números de páginas devem ser citados por completo: p.455-457 (e não 455-57 ou 455-7).

9.      As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo:

FREYRE, Gilberto. Ingleses no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada, seja no corpo do artigo (Freyre, 2000, p.183), seja em nota de rodapé:

25 “Que a eficiência dos métodos de negociar dos primeiros ingleses estabelecidos no Brasil foi apenas relativa, é fato já estabelecido” (FREYRE, 2000, p.183).

Op. cit., Idem e Ibidem não são utilizados. Longas notas explicativas devem ser evitadas. Sempre que possível,  limite uma nota por parágrafo.

As fontes primárias (correspondências, normas, itens arquivísticos etc.) permanecem em notas, e não precisam ser incluídas na lista final de referências bibliográficas.

10.  Imagenstabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser submetidos em arquivos separados do texto. Imagens digitais devem ter alta resolução (não interpoladas), formato JPEG, cor RGB. Tabelas e quadros devem vir em Word, e gráficos e planilhas em Excel, com indicação de títulos e fontes. Não devem ser enviadas imagens em documentos Word, pois a qualidade é insuficiente. Todas as imagens devem ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte e posição no corpo do texto. As legendas devem trazer créditos completos. O autor deve apresentar permissão para uso de cada uma das imagens (ou indicar se gozam da condição de Domínio Público). As imagens serão publicadas com as cores originais na versão on-line. Casos especiais poderão ser considerados pelo Conselho Editorial.

11. Agradecimentos e indicação de fontes de financiamento devem vir ao fim do artigo, antes das referências bibliográficas.

 

Resenhas

As resenhas devem ter entre 1.000 e 1.500 palavras, focalizando livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou, livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos.

Solicita-se aos autores de resenhas que seus textos privilegiem as seguintes questões:

  1. Os objetivos do autor;
  2. De que forma o livro se encaixa nos debates centrais da MESCLA?
  3. Descreva se o livro tem um trabalho documental ou metodológico importante para a temática da MESCLA;
  4. Qual a importância do livro para o contexto da MESCLA;
  5. Qual (is) o (s) significado(s) historiográfico, cultural e educativo do livro;
  6.  A linguagem usada no livro é clara e atende as demandas da MESCLA;

Recomenda-se que as resenhas não resumam um a um os capítulos da obra tratada, mas a discutam em seus aspectos gerais. As resenhas não terão títulos, apenas a indicação bibliográfica completa da obra.

 

Entrevistas

As entrevistas devem ser inéditas, dando destaque a importantes expoentes e debates sobre as diversas temáticas da MESCLA. Devem conter no máximo 8 mil palavras, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e processador de texto Word). A decisão pela publicação da entrevista será responsabilidade das Editoras Chefes. Será publicada apenas uma entrevista por edição.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.