Jornalismo narrativo pessoal e podcasting

Palavras-chave: Intimidade, jornalismo narrativo pessoal, podcasting, radiojornalismo, contação de histórias, jornalismo subjetivo

Resumo

Em seu livro Speaking personally (2013), Rosalind Coward mapeia o surgimento de uma nova forma cultural – a contação de histórias confessional no jornalismo. Ela se refere a esta escrita em primeira pessoa como talvez a “área de maior crescimento do jornalismo” (COWARD, 2013, p. 12). Entrevistados e jornalistas estão compartilhando suas experiências vida-real, especialmente talhadas para os ambientes mais íntimos e personalizados da mídia online. Estas histórias pessoais geralmente lidam com tópicos que podem parecer triviais e domésticos e “a vida emocional interior, o oposto dos assuntos considerados como jornalismo propriamente dito” (COWARD, 2013, p. 8). Esta é uma área que, até aqui, recebeu limitada atenção crítica. Este artigo investiga a ascensão das narrativas personalizadas em áudio no contexto do podcasting. Argumentase que o movimento em direção às narrativas personalizadas está intrinsecamente ligado à natureza íntima do meio sonoro. Em nenhum outro lugar, esta tendência é mais óbvia do que nos recentes desenvolvimentos do podcasting, em que podcasts produzidos nos EUA abrem caminho com abordagens pessoais e subjetivas à contação de histórias. O rápido crescimento deste estilo narrativo se intensificou com a recente experimentação em termos de forma e gênero, proporcionada pelo podcasting, liberado das convenções e dos prazos da radiodifusão. Este artigo constrói a partir do estudo de Coward sobre a imprensa escrita, estendendo-se às formas de áudio nestes podcasts. Identifica, através de análise crítica de três podcasts dos EUA, um gênero emergente de jornalismo narrativo pessoal em podcasting. 

Biografia do Autor

Mia Lindgren, Swinburne University of Technology

Decana da Escola de Artes, Ciências Sociais e Humanidades na Faculdade de Saúde, Artes e Design da Swinburne University of Technology, em Melbourne, na Austrália. É co-editora do The Radio Journal: International Studies in Broadcast and Audio Media e editora associada da RadioDoc Review. É autora de dois livros sobre radiodifusão: Australian Broadcast Journalism (OUP, 2013; 2005; 2002) e Den Självkörda Radioboken (Liber, 2005). Pesquisadora financiada pelo Australian Research Council e pelo National Health and Medical Research Council, conquistou, em 2015, o Anne Dunn Research Excellence Award, prêmio concedido pela Australian and New Zealand Communication Association e pela Journalism Education and Research Association of Australia. Trabalhou como jornalista na Swedish Broadcasting Corporation e produziu radiodocumentários para diversas emissoras internacionais.  

Referências

ALLISON, J. Afterword: Listen. In: BIEWEN, J.; DILWORTH, A. (org.). Reality radio: telling true stories in sound. Chapel Hill, Durham, NC: The University of North Carolina Press, 2017.

BERRY, R. A golden age of podcasting? Evaluating Serial in the context of podcast histories. Journal of Radio & Audio Media, v. 22, n. 2, p. 170-178, 2015.

BERRY, R. Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 12, n. 2, p. 143-162, 2006.

BONINI, T. The ‘second age’of podcasting: Reframing podcasting as a new digital mass medium. Cuaderns del CAC, v. 41, n. 18, p. 21-30, 2015.

BOTTOMLEY, A. J. Podcasting: A Decade in the Life of a “New” Audio Medium: Introduction. Journal of Radio & Audio Media, v. 22, n. 2, p. 164-169, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/19376529.2015.1082880>. Acesso em: 22 abr. 2020.

COWARD, R. Speaking personally: The rise of subjective and confessional journalism. New York: Macmillan International Higher Education, 2013.

CRISELL, A. Understanding radio. New York: Routledge, 2006.

DIFFRIENT, D. The gift of Gilmore Girls’ gab: Fan podcasts and the task of ‘talking back’to TV. In: DIFFRIENT, D.; LAVERY, D. (org.). Screwball Television: Critical Perspectives on Gilmore Girls. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 2010.

DOUGLAS, S. Listening in: Radio and the American imagination. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

Ep. 70 Alex Blumberg – Startup, More Art Than Science (2014), http://www.stansberryradio.com/Frank-Curzio/Latest-Episodes/Episode/827/Ep-70-Alex-Blumberg-Startup-More-Art-Than-Scienc. Acesso: 12 jan. 2016.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press Cambridge, 1992.

FERNANDEZ-SANDE, M. Radio. In: BONINI, T.; MONCLÚS, B. (org.). Radio Audiences and Participation in the Age of Network Society. New York: Routledge Studies in European Communication Research and Education, Routledge, 2015.

GLASS, I. On storytelling, part 1 of 4, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=loxJ3FtCJJA&spfreload=10>. Acesso em: 30 jan. 2016.

GLASS, I. Harnessing Luck. In: BIEWAN, J.; DILWORTH, A. (org.). Reality Radio: Telling True Stories in Sound. The University of North Carolina Press, 2010.

GLASS, I. Radiolab: An Appreciation by Ira Glass. Transom, 2011. Disponível em: <https://transom.org/2011/ira-glass-radiolab-appreciation/>. Acesso em: 29 jan. 2016.

HAGLUND, D.; ONION, R. The 25 Best Podcast Episodes Ever. Slate, 2014. Disponível em: <http://www.slate.com/articles/arts/ten_years_in_your_ears/2014/12/be st_podcast_episodes_ever_the_25_best_from_serial_to_the_ricky_gervais.ht ml>. Acesso em: 29 jan. 2016.

HARRINGTON, W. Intimate journalism: The art and craft of reporting everyday life. Thousand Oaks: Sage, 1997.

HEISE, N. Podcast. Transational Radio MOOC, 2015.

INVISIBILIA. 'Fearless', Lulu Miller e Alix Spiegel, National Public Radio (NPR), 2015. Podcast. Disponível em: <http://www.npr.org/programs/invisibilia/377515477/fearless>. Acesso: 19 fev. 2016.

KINE, S.; BLUMBERG, A.; SHOPSIN, M., Eric. Belt buckle. Mystery Show, 2015. Disponível em: <https://gimletmedia.com/episode/case-3-belt-buckle/>. Acesso em: 29 jan. 2016.

LARSON, S. “Serial”, Podcasts, and Humanizing the News. The New Yorker, fev. 2011. Disponível em: <https://www.newyorker.com/culture/sarah-larson/serial-podcasts-humanizing-news>. Acesso em: 8 mai. 2015.

LINDGREN, M. ‘This Australian life’: The Americanisation of radio storytelling in Australia. Australian Journalism Review, v. 36, n. 2, p. 63, 2014.

LINDGREN, M.; MCHUGH, S. A. Not dead yet: Emerging trends in radio documentary forms in Australia and the US. 2013. Disponível em: <http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=2104&context=lhapapers>. Acesso em: 22 abr. 2020.

LÜDERS, M.; PRØITZ, L.; RASMUSSEN, T. Emerging personal media genres. New Media & Society, v. 12, n. 6, p. 947-963, 2010.

MADSEN, V. Voices-Cast: A report on the new audiosphere of podcasting with specific insights for public broadcasting. in:Australian and New Zealand Communication Association Conference. ANZCA, 2009. p. 1191-1210

MARKMAN, K. M. Doing radio, making friends, and having fun: Exploring the motivations of independent audio podcasters. New Media & Society, v. 14, n. 4, p. 547-565, 2012.

McHUGH, S. Audio storytelling: Unlocking the power of audio to inform, empower and connect. Asia Pacific Media Educator, v. 24, n. 2, p. 141-156, 2014.

MENDUNI, E. Four steps in innovative radio broadcasting: From QuickTime to podcasting. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, v. 5, n. 1, p. 9-18, 2007.

NATIONAL PUBLIC RADIO (NPR). About invisibilia. 2015. Disponível em: <http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=5064>. Acesso em: 15 mai. 2015.

RADIODOC REVIEW. Disponível em: <http://ro.uow.edu.au/rdr/>. Acesso em: 19 fev. 2016.

RADIOTOPIA. Public Radio Exchange (PRX), 2015. Disponível em: <http://www.radiotopia.fm>. Acesso em: 15 mai. 2015.

SILLESEN, L. B.; IP, C.; UBERTI, D. Journalism and the power of emotions. Columbia Journalism Review, v. 54, n. 1, p. 15, 2015.

SMITH, R.; HEN, S. Episode 669: A or B. Planet Money, 2015. Disponível em: <http://www.npr.org/sections/money/2015/12/11/459412925/episode-669-a-or-b>. Acesso em: 29 jan. 2016.

SPIEGEL, A. Transom: A showcase and workshop for new public radio. Transom, 12 nov. 2014. Disponível em: <http://transom.org/2014/alix-spiegel/>. Acesso em: 29 jan. 2016.

SWANSON, D. J. Preaching, prosperity, and product sales: A profile of on-demand digital audio offerings of Christian renewalist ministries. The Intl Journal of Listening, v. 24, n. 2, p. 106-124, 2010.

TACCHI, J. Radio texture: Between self and others. In: ASKEW, K., WILK, R. (ed.). The Anthropology of Media. Blackwell Publishers, Malden, MA.

TAYLOR, D. Lea Thau, The Art of Podcasting No. 11. The Timbre, 2015. Disponível em: <http://thetimbre.com/lea-thau-the-art-of-podcasting-no-11/>. Acesso em: 30 jan. 2016.

TIERNEY, J. Literary Listening: the rise of the podcast as literary form. Kill your darlings, 2015. Disponível em: <https://www.killyourdarlings.com.au/2015/01/literary-listening/>. Acesso em: 19 fev. 2016.

WEINER, J. The Voices: Towards a critical theory of podcasting. Slate, 2014. Disponível em: <http://www.slate.com/articles/arts/ten_years_in_your_ears/2014/12/what_makes_podcasts_so_addictive_and_pleasurable.html>. Acesso em: 30 jan. 2016.

ZUCKERMAN, E. Mystery Show is the new Serial. Kinda. (But it’s an awesome moment for radio)… My heart’s in Accra (blog), 11/6/2015. Disponível em: <http://www.ethanzuckerman.com/blog/2015/06/11/mystery-show-isthe-new-serial-kinda-but-its-an-awesome-moment-for-radio/>. Acesso em: 19 fev. 2016.

Publicado
2020-07-03
Edição
Seção
Dossiê - Podcasting e a remediação da linguagem radiofônica