Podcasting tensiona categorizações e ganha, enfim, destaque como objeto de estudos

Palavras-chave: Podcasting, Rádio, Pesquisa

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É autor de diversos livros, sendo o mais recente Radio y medios sociales – Mediacciones e interaciones radiofónicas digitales (Barcelona: UOC Ed., 2017).

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu estágio pós-doutoral junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ambos em Comunicação. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin) e é coordenadora-adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. É autora de Radiojornalismo hipermidiático (Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2010). 

Lena Benzecry, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), jornalista e produtora editorial formada pela UFRJ. É autora do livro O samba no rádio: do Rio para o Brasil (Curitiba: Ed. Appris, 2017). Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutorado na Escola de Comunicação da UFRJ e é pesquisadora do Núcleo de Rádio e TV na mesma instituição. 

Referências

BERRY, Richard. Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word ‘radio’. The Radio Journal – International Studies in Broadcast and Audio Media, 14 (1), pp. 7­22, 2016.

BERRY, Richard. A Golden Age of Podcasting? Evaluating Serial in the Context of Podcast Histories. Journal of Radio & Audio Media, 22(2), pp. 170-178, 2015.

BONINI, Tiziano. The ‘second age’ of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC, 41, vol. XVIII, pp. 21-30, jul. 2015.

CASTRO, Gisela G. S.. Podcasting e consumo cultural. E-Compós. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, ed. 5, 2005.

COUTO, Ana Luíza S.; MARTINO, Luís Mauro Sá. Dimensões da pesquisa sobre podcast: trilhas conceituais e metodológicas de teses e dissertações de PPGComs (2006-2017). Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 9, n. 02, pp. 48-68, jul./dez. 2018.

FERNÁNDEZ-SANDE, Manuel. Radio Ambulante: Narrative radio journalism in the age of crowdfunding. In: BONINI, T., MONCLÚS, B. (eds.). Radio Audiences and Participation in the Age of Networked Society, pp. 176–194. Nova York: Routledge Studies in European Communication Research and Education, Routledge, 2015.

FERRARETTO, Luiz Artur. Possibilidades de convergência tecnológica: pistas para a compreensão do rádio e das formas do seu uso no século 21. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Santos, 2007.

GALLEGO PÉREZ, J. Ignacio. Podcasting. Nuevos modelos de distribuición para los contenidos sonoros. Barcelona: Editorial UOC, 2010.

HERSCHMANN, Micael, e KISCHINHEVSKY, Marcelo. A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Porto Alegre: Revista Famecos, Mídia, Cultura e Tecnologia, n. 37, dez. 2008.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, vol. 5, n. 10, pp. 74-81, 2018. Disponível em: http://www.revistaeic.eu/index.php/raeic/article/view/148.

LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. 404nOtF0und, v. 1, n. 46, Salvador, 2005.

LINDGREN, Mia. Personal narrative journalism and podcasting. The Radio Journal – International Studies in Broadcast and Audio Media, v. 14, n. 1, p. 23-41, 2016.

MARKMAN, K. M., SAWYER, C. E. Why Pod? Further Explorations of the Motivations for Independent Podcasting. Journal of Radio & Audio Media, 21 (1), pp. 20-35, 2014.

MEDEIROS, Macello Santos de. Transmissão sonora digital: modelos radiofônicos e não radiofônicos na comunicação contemporânea. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Santos, 2007.

_____. Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Brasília, 2006.

_____. Podcasting: Produção Descentralizada de Conteúdo Sonoro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Rio de Janeiro, 2005.

MENDUNI, Enrico. Four steps in innovative radio broadcasting: From QuickTime to podcasting. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 5 (1), pp. 9-18, 2007.

PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, 2005.

SELLAS, Toni. A two-dimensional approach to the study of podcasting in Spanish talk radio stations. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 10 (1), pp. 7-22, 2012.

Publicado
2020-07-03
Edição
Seção
Apresentação