Vozes da rádio comunitária

o papel da Heliópolis FM na luta contra a Covid-19 na cidade de São Paulo

Palavras-chave: Rádio Comunitária, Pandemia, Covid-19, Depoimentos, Heliópolis

Resumo

As orientações para a adoção do isolamento social, do uso de máscaras e da higienização das mãos configuram-se como as principais formas de contenção da Codiv-19, conforme preconiza a OMS – Organização Mundial da Saúde. Porém, essas medidas são difíceis de implementar, principalmente em comunidades desatendidas pelo poder público. O rádio pode atuar, neste contexto, como mecanismo para conscientização e mobilização social, reflexão que motiva a análise do papel desempenhado pela Rádio Comunitária Heliópolis FM na localidade onde atua nos primeiros seis meses da pandemia. Além da pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia utilizou os fundamentos da História Oral que revelaram, nos depoimentos de personagens vinculados à emissora, obstáculos quanto à conscientização da comunidade, que em parte reluta em observar as medidas restritivas devido aos decorrentes impactos econômicos.

Biografia do Autor

Galvão Júnior, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre em Linguística Aplicada e Jornalista graduado pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Pós-doutorando do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA/USP, sob supervisão do Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly (período 2019/2021). Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social da UNITAU nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Docente e pesquisador do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (ISSN 1809-239X) na função de avaliador. Membro do Conselho Editorial da Revista Latin American Journal of Business Management (ISSN 2178-4833) na função de Editor Executivo. Coordenador e docentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757647D2

Pedro Serico Vaz Filho, Universidade Anhembi Morumbi / Universidade de São Paulo

Professor na Universidade Anhembi Morumbi (com atuação nos cursos de Jornalismo, Rádio, Televisão e Internet e Publicidade e Propaganda) sócio da Intercom, membro participante do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, graduado em jornalismo, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado, doutor pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre e especialista em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com supervisão do professor doutor Luciano Victor Barros Maluly.

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Publicado
2021-01-31
Seção
Artigos