Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões são feitas exclusivamente através do site da revista, mediante realização prévia de cadastro no sistema.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)

     

  • A contribuição deve ser original e inédita: não são admitidos plágios ou autoplágios, parciais ou integrais; a contribuição não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista. — Para os casos omissos justificar em "Comentários ao editor".

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página 'Sobre' da Revista.

     

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares siga as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

     

  • Os/as autores/as não devem ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo. A mini-biografia do autor, a afiliação institucional e o endereço de email devem ser informados apenas no formulário de submissão e nunca no corpo do texto.
  • Serão aceitos para publicação artigos nas línguas: portuguesa, espanhola, francesa, alemã e inglesa.
  • O processo de submissão e avaliação é disponibilizado gratuitamente pela revista Artefilosofia.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos submetidos à revista ARTEFILOSOFIA são previamente avaliados pelo Conselho Editorial e selecionados de acordo com a sua afinidade à política editorial da Revista.

Os textos selecionados serão objeto de pareceres de membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas ad-hoc. 

Os textos devem se submeter à totalidade das normas editoriais da Revista, o que inclui estar em acordo com as Diretrizes para Autores e com as Condições para a Submissão. 

A revista ARTEFILOSOFIA opera no sistema de avaliação por pares, na modalidade duplo cego [double blind review].

Os textos aceitos serão publicados nos números subsequentes, a critério do Conselho Editorial. Serão analisados textos em português, espanhol, francês, inglês e alemão.

 

Padrões de Formatação

Os artigos deverão conter o mínimo de 12 páginas e o máximo 20 páginas, no seguinte formato: papel A4, documento do tipo Word em "estilo normal" ou "corpo do texto", fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 11 para citações longas e 10 para notas de rodapé, espaçamento de 1,5 entre linhas para o corpo do texto e 1,0 entre linhas para citações longas e rodapé, parágrafos justificados com margem de 2,5 cm, citações longas justificadas com margem de 4 cm, citações curtas deverão estar integradas ao corpo do texto entre aspas e sem alteração da fonte. Não usar recursos avançados de edição como estrutura de tópicos e semelhantes.

Ilustrações (gráficos, tabelas, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas e tituladas, indicando a fonte. Todas as informações devem constar junto à ilustração. Todos os direitos de reprodução devem ser conseguidos pelo autor com antecedência à submissão. 

Todos os trabalhos deverão apresentar: título e resumo na língua corrente do texto e em inglês, ambos com o máximo de 200 palavras, em espaçamento simples; palavras-chave nas duas línguas.

Utilizar inicial minúscula para: pontos cardeais, regiões, períodos históricos, palavras-chave e conceitos. Utilizar itálico, quando convir, apenas para títulos de livros, termos estrangeiros e para ênfase em vocábulos específicos. Títulos de artigos, ensaios ou capítulos devem vir entre aspas.    

 

Padrões Bibliográficos e Citações

As referências bibliográficas deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT.

As citações devem constar no corpo do texto. A referência da citação deve constar em uma nota de rodapé, que deve obedecer o sistema numérico (NBR 10520:2002). A referência em nota de rodapé é feita por numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos. No corpo do texto, junto à citação, o número correspondente à nota de rodapé deve ser inserido após o fechamento das aspas e após o ponto final, e.g. Merleau-Ponty nos diz que "nunca vemos a ideia nem a liberdade face a face".1 Para o caso de vírgula, ponto e vírgula e pontuações similares, o número correspondente à nota de rodapé deve ser inserido após o fechamento das aspas e antes da pontuação a ser introduzida, e.g. "nunca vemos a ideia nem a liberdade face a face"1, nos informa Merleau-Ponty. 

As referências devem obedecer as seguintes regras:

(1) Os nomes de cidade devem ser escritos em português.
Nova York (e não New York), Berlim (e não Berlin), Madri (e não Madrid).

(2) Em português, apenas a primeira letra deve ser maiúscula.
Crítica da razão pura (e não Crítica da Razão Pura).

(3) Em inglês, todas as palavras devem conter a primeira letra maiúscula, exceto preposições e artigos. Critic of Pure Reason (e não Critic Of Pure Reason).

(4) Utilizar “In:” para capítulo/artigo de autor diferente daquele do livro.

SOBRENOME, Nome do autor. “Título do capítulo/artigo”. In: SOBRENOME, Nome do autor. (Org., se for o caso) Título do livro: subtítulo do livro. Trad. Nome do/a tradutor/a. Local: editora, ano, p. x (ou pp. x-y).

(5) A primeira menção à obra referenciada deve ser completa. 

SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor. “Título do capítulo/artigo” (se houver). Título do livro: subtítulo do livro. Trad. Nome do/a tradutor/a. Local: editora, ano, p. x (ou pp. x-y).

(6) A partir da segunda menção da mesma obra, utilizar:

[6.1] “Op. cit” para obras já citadas em qualquer momento anterior  do texto. SOBRENOME, Nome do autor; Título do livro. Op. cit., p. x.

[6.2] “Ibid.” para obra citada na nota diretamente anterior. Nota anterior: SOBRENOME, Nome do autor; Título do livro. Op. cit., p. x. Nota seguinte: Ibid., p. x. 

[6.3] “Id.” para citação idêntica (mesma página, inclusive) da diretamente anterior. Nota anterior: SOBRENOME, Nome do autor; Título do livro. Op. cit., p. x. Nota seguinte: Id.

[6.4] “Apud” para citação de citação. SOBRENOME, Nome do autor (citado). Apud SOBRENOME, Nome do autor (que citou o primeiro). “Título do capítulo/artigo” (se houver). Título do livro: subtítulo do livro. Trad. Nome do/a tradutor/a. Local: editora, ano, p. x (ou pp. x-y).

(7) Para artigos publicado em periódicos, utilizar:

SOBRENOME, Nome do autor. “Título do artigo”. Nome da revista, Cidade, v. 00, n. x, pp. x-xi, mês. ano, p. x.

(8) Para artigos publicados em periódico on-line, utilizar:

SOBRENOME, Nome do autor. “Título do artigo”. Nome da revista, Cidade, v. 00, n. 11, pp. 111-222, jan. 2012, p. 115. Disponível em www.nanananan.com.br Acesso em DD/MM/AAAA.

 

Para outras informações acerca do uso de citações, o autor deverá consultar a ABNT (NBR 10520:2002).

 

----------

 

ENGLISH VERSION [Coming Soon]

 

 

ArteFilosofia - Philosophy and art

A filosofia e suas interfaces com as artes: teatro, literatura, música, artes visuais, cinema e etc.

Philosophy and its relation interface to art: theatre, literature, music, visual arts, cinema etc.

Estética e Filosofia - Aesthetics and Philosophy

Conceitos e história da estética e da filosofia da arte

Concepts and history of aesthetics and philosophy of art

Interfaces da Estética - Aesthetics Interface

A estética em relação com as outras áreas da filosofia e das ciências afins

Aesthetics and its relation to other fields of philosophy and related sciences.


Política de Privacidade

Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilhamento pela mesma. Licença (by-nc-sa) 4.0 Internacional

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike. License (by-nc-sa) 4.0 International.

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.