O gênio, por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): tradução e alguns comentários histórico-analíticos

  • Leandro Gumboski

Resumo

O conceito de “gênio”, mapeado por Lowinski (1964a, 1964b), pode ser encontrado desde a Idade Média. Sua consolidação como forte elemento cultural se dá, sobretudo, nos séculos XVIII e XIX. A ideia de “gênio”, desde então, fragmentou-se, transformou-se e dilui-se no senso comum e, na contemporaneidade, está ainda em grande evidência, repercutindo em diversas imbricações filosóficas e artísticas. Trata-se, portanto, de um estudo de um conceito arcaico, mas com implicações atuais. Neste sentido, o presente artigo procura analisar o conceito de “gênio” nos escritos de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – sobretudo no Dictionnaire de Musique (1768), traçar paralelos com autores anteriores e ulteriores ao filósofo suíço e observar, a partir de uma perspectiva musical, como a ideia rousseuaniana de “gênio” está articulada com termos especificamente musicais.
Publicado
2017-04-20
Seção
O gênio e a natureza