O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática

Resumo

Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar a organização matemática presente em um livro didático de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de quadriláteros notáveis. O referencial teórico está sustentado, sobretudo, na Teoria Antropológica do Didático. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa com caráter de análise documental. Os dados dessa investigação assinalam que o tipo de tarefa mais presente na obra é TM - Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável. As técnicas aplicadas centram-se essencialmente em visualização e no uso das representações geométricas. O bloco tecnológico-teórico está apoiado nos tipos e propriedades de ângulos, nas definições e propriedades dos quadriláteros e nas operações fundamentais. Logo, a Geometria, as Grandezas e Medidas e a Aritmética dão suporte a constituição desse bloco.

Palavras-chave: Quadriláteros. Teoria Antropológica do Didático (TAD). Organizações Matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Abraão Juvencio. O ensino de Álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equações do 1º grau à luz da Teoria Antropológica do Didático. 2009. 292f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica: Matemática. Brasília: INEP, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3. versão revista. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de; LIMA, Paulo Figueiredo. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental. v. 17. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 15-30.

CHEVALLARD, Yves. L’analyse de des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologique du Didactique. Recherches en Didactiques des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221- 266, 1999.

COSTA André Pereira da. A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. 2016e. 243f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

COSTA, André Pereira da. A construção de um modelo de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o caso dos quadriláteros notáveis. 2019. 401f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Aspectos do pensamento geométrico demonstrados por estudantes do Ensino Médio em um problema envolvendo o conceito de quadriláteros. In: XIV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais da XIV CIAEM. Tuxtla Gutiérrez: CIAEM, 2015a, p.1-9.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 3-17, 2016a.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Investigando os níveis de pensamento geométrico de alunos do 6º ano do Ensino Médio: um estudo envolvendo os quadriláteros. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do 4º SIPEMAT: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015b, p. 998-1009.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Níveis de pensamento geométrico de alunos do ensino médio no Estado de Pernambuco: um estudo sob o olhar vanhieliano. Em Teia, Recife, v.7, n. 3, p. 1-19, 2016b.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. O desenvolvimento do pensamento geométrico no estudo dos quadriláteros notáveis sob à ótica vanhieliana. Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 1-31, 2017b.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. O pensamento geométrico de professores de Matemática do ensino básico: um estudo sobre os quadriláteros notáveis. Educação Online, Rio de Janeiro, n. 22, p.108-126, maio/ago. 2016c.

COSTA André Pereira da; CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. O uso do GeoGebra no ensino de quadriláteros notáveis: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 10-24, 2017a.

COSTA André Pereira da; ROSA DOS SANTOS, Marilene. O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de Matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 59, p. 39-52, 2018b.

COSTA André Pereira da; ROSA DOS SANTOS, Marilene. O pensamento geométrico de professores de Matemática em formação inicial. Educação Matemática em Revista – RS, Porto Alegre, v. 2, n. 17, p.1-20, 2017b.

COSTA André Pereira da; ROSA DOS SANTOS, Marilene. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes de uma Licenciatura em Matemática no Estado de Pernambuco: um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele. Educação Online, Rio de Janeiro, n. 25, p.63-86, maio/ago. 2017a.

COSTA André Pereira da; ROSA DOS SANTOS, Marilene. Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 19, p. 353-372, 2018a.

COSTA André Pereira da; ROSA DOS SANTOS, Marilene. Um estudo sobre o pensamento geométrico de estudantes de Licenciatura em Matemática no estado de Pernambuco. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM: A Educação Matemática na Contemporaneidade – desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM, 2016d, p. 1-12.

JANUÁRIO, Antônio Jaime. Desenho geométrico. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

OECD. Programme for International Student Assessment. Pisa 2015 – Results in Focus. Organisation for Economic Co-operation and Development: OECD, 2015.

PERNAMBUCO. Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife, Juiz de Fora: SEE-PE/CAEd-UFJF, 2012.

PERNAMBUCO. Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco. Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco: Matemática. Revista da Gestão Escolar, Juiz de Fora, 2015.

ROSA DOS SANTOS, Marilene. A transposição didática do conceito de área de figuras planas

no 6º ano do Ensino Fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do

Didático. 2015. 282f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) –

Departamento de Educação. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife.

Publicado
2019-05-01
Seção
Artigos