A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental

Resumo

Esse artigo traz resultados de pesquisa sobre possibilidades e limites de intervenção utilizando modelagem matemática em uma vertente crítica. O foco são as reflexões matemáticas que emergem em ambiente de modelagem constituído como um cenário para investigação, considerando as contribuições para uma formação crítica dos participantes. Referenciais em Skovsmose (2000, 2001, 2008) e a metodologia em Skovsmose e Borba (2004) sustentam seu desenvolvimento. Participantes são o primeiro autor do artigo e seis alunos voluntários de uma escola pública. Resultados evidenciam que as atividades de modelagem realizadas surgem como desencadeadoras de reflexões sobre a Matemática e seu uso, ampliando visão inicial que identifica aquele conhecimento com o que é ensinado na escola e o reduz às quatro operações em seu uso cotidiano, enquanto contribuem para a formação crítica dos estudantes.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática Crítica. Cenários para Investigação.

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Publicado
2020-04-22
Seção
Artigos