Determinação de Indicadores Educacionais do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais via Cadeias Absorventes de Markov

  • Felipe Gomes Alves Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • João Vitor Gomes Martins Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Hernando José Rocha Franco Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Liliane Lopes Cordeiro Pereira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Resumo

Uma cadeia de Markov é um caso particular dos processos estocásticos. Suas aplicações aparecem em diversas áreas tais como a física, metereologia, biologia, teoria dos jogos. Dentro da teoria das cadeias de Markov, há um caso especial denominado cadeia absorvente de Markov, que fornece resultados com grande potencial de aplicação. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação das cadeias absorventes de Markov, que consiste em  determinar indicadores educacionais do ensino médio dos campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Para realizar esta aplicação, utilizou-se dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Posteriormente, os resultados obtidos para os campus foram comparados, mostrando que não há muita variação entre indicadores educacionais de campus distintos.

Referências

Narela Bajram and Daria Ler. Application of discrete-time markov models. Southeast Europe Journal of Soft Computing, 2(1), 2013.

Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti et al. Estudo de custos para uma microempresa de guardanapos de papel utilizando cadeias absorventes de markov. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, (4):89, 2007.

Rogério Malta Branco and Antônio Sérgio Coelho. Cadeias absorventes de markov no processo produtivo de filé congelado de pescada. Revista Synergismus scyentifica, 1:646–657, 2006.

Censo Escolar. Inep-instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acessado em 27 fev. 2020, 2018.

Ali Golmakani et al. Cadeias de markov. VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática realizada em Maceió. Disponível em:

<http://www.im.ufal.br/evento/bsbm/download/minicurso/cadeias.pdf>. Acessado em 27 fev. 2020, 2014.

Barry R James. Probabilidade: um curso em nível intermediário. Number 519.2. 1996.

Marcelo de Ramos Manoel et al. Cadeias de markov: uma abordagem voltada para o ensino médio. 2016.

Jair Mendes Marques and Sani de Carvalho Rutz da Silva. A cadeia de markov na determinação de indicadores educacionais. Revista da FAE, 16(2):88–101, 2013.

Anders Tolver. An introduction to markov chains. Recuperado el, 15, 2016.

Publicado
2020-05-05
Edição
Seção
Artigos