Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve utilizar a fonte Times New Roman, tamanho de 12 pt e cor preta. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5x. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, no canto inferior direito. As linhas e os títulos e subtítulos das seções não devem ser enumerados. Os títulos das seções devem ser escritos em negrito e caixa alta, os subtítulos apenas em negrito e os subsubtítulos apenas em itálico.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores devem utilizar o modelo deste link para as submissões dos seus manuscritos.
  • Solicitamos aos autores a sugestão de 4 (quatro) possíveis pareceristas para o manuscrito submetido, assim como os respectivoa contatos de e-mail. Esta sugestão deve ser inserida no tópico 'Comentário para o editor'.

Diretrizes para Autores

 
1. GERAL

Serão considerados para publicação na Revista Além dos Muros da Universidade manuscritos em Português, Inglês e Espanhol com foco em trabalhos de caráter teórico-prático oriundos das atividades de docentes, discentes e técnicos administrativos desenvolvidos em projetos, programas e ações extensionistas e de atividades de pesquisa científica no interior de instituições universitárias e institutos de pesquisa; reflexões em assuntos contemporâneos tendo a temática da Cátedra UNESCO como eixo. 

Categorias de Trabalhos 

- Artigos Originais: apresentam os resultados de atividades de extensão ou resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. 
- Relatos de experiência ou Comunicação: descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e da pesquisa e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.
- Artigos de Revisão.
 
 
Avaliação realizada a cega por no mínimo dois avaliadores, além de um membro do conselho editorial ou um terceiro avaliador. Somente os trabalhos aprovados por dois avaliadores serão encaminhados para publicação, quando serão publicados integralmente.
 
2. ANTES DA SUBMISSÃO

2.1. Organização do manuscrito
Os manuscritos deverão apresentar clareza e concisão. A seção Introdução deverá identificar de forma clara e breve a natureza do problema investigado, deverá mostrar a metodologia desenvolvida e apresentar os resultados mais importantes do trabalho. A seção Parte Experimental deve preceder a seção Resultados e Discussão. A seção Conclusões resume brevemente as principais considerações do trabalho, mostrando se o objetivo foi ou não atingido e deverá ser disposta logo após a seção Resultados e Discussão. Os autores devem utilizar o modelo deste link ao submeter seus artigos.

É de responsabilidade dos autores a obtenção de permissões para reprodução de gráficos e imagens retiradas de outros periódicos. Essas permissões para reprodução devem ser enviadas no momento da submissão, juntamente com os outros arquivos do manuscrito. A reprodução deve também ser informada nas respectivas legendas.

2.3 Preparo dos manuscritos

Geral

Deve-se utilizar a fonte Times New Roman, tamanho de 12 pt e cor preta. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5x. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, no canto inferior direito. As linhas e os títulos e subtítulos das seções não devem ser enumerados. Os títulos das seções devem ser escritos em negrito e caixa alta, os subtítulos apenas em negrito e os subsubtítulos apenas em itálico. O manuscrito deve ter, no máximo, 25 páginas.

O Material Suplementar deve ser o último elemento do manuscrito, e deve conter informações relevantes e complementares àquelas já apresentadas no manuscrito (ver seção Material Suplementar).

Detalhes

A primeira página deverá conter o título do trabalho, em português, negrito, caixa alta com no máximo 200 (duzentas) palavras. Na outra linha deverá vir o nome dos autores em negrito e endereço do autor que se responsabilizará pela correspondência. O autor para correspondência deverá ser indicado com asterisco (*) e seu e-mail colocado logo abaixo dos endereços. A menor unidade do endereço deve ser o departamento. Em seguida devem ser indicados a faculdade/instituto, a universidade, o CEP, a cidade, o estado e o país. Após o endereço dos autores, deverá vir o resumo, escrito em português. A segunda página deverá conter o título e o resumo do trabalho, com no máximo 200 (duzentas) palavras, ambos em inglês, e a indicação de 3 a 5 palavras-chave (keywords), também em inglês. O texto deve se iniciar a partir da terceira página do manuscrito. Os autores devem evitar o uso de unidades que não fazem parte do SI.

Normas para elementos gráficos e tabelas

Gráficos e Figuras: textos, nomes dos eixos e quaisquer outros elementos textuais que acompanham os elementos gráficos devem ser consistentes ao longo de todo o trabalho em relação à fonte, ao tamanho da fonte, ao espaçamento e à cor. Para elementos gerados por computador, devem-se evitar planos de fundo ou sombreamento.

Fórmulas estruturais e equações químicas: todas as estruturas químicas ou equações devem ser escritas utilizando a mesma fonte ao longo do manuscrito.

Equações: as equações devem ser escritas utilizando-se um editor de equações (MathType, Equation, entre outros) e devem ser numeradas sequencialmente ao longo do manuscrito.

Fotografias: As fotografias devem apresentar contraste e não devem ser montagens. Caso haja necessidade de uma escala, ela deve ser desenhada sobre a figura e não abaixo. Não serão aceitas fotografias de equipamentos comerciais. (ATENÇÃO: RESOLUÇÃO MÍNIMA DE 300 dpi).

Tabelas: as tabelas devem ser formatadas de modo a fornecer informações diretas ao leitor. Sombreamentos e negritos devem ser evitados. Qualquer informação extra deve vir abaixo da tabela, na forma de nota de rodapé, utilizando-se as letras a, b, c e assim por diante.

Atenção: a imagem deve possuir alta resolução (em formato .tiff, .jpg ou qualquer outro de ampla utilização que possa ser editado) e tamanho de 4 cm de altura por 8 cm de largura (os elementos textuais devem ser legíveis nessas dimensões).

Os elementos gráficos e as tabelas devem ser numeradas e citadas no texto, utilizando-se a primeira letra em caixa alta. Não se deve abreviar as citações.

Alguns exemplos:

... como pode ser verificado na Tabela 1.
A Figura 3 mostra o sistema utilizado...
(Tab. 1, Fig. 1 e quaisquer outras abreviações dos títulos dos elementos não devem ser utilizadas)

Normas para citações e lista de referências:

As citações e referências devem seguir as normas recentes da ABNT.

As citações de referências devem ser feitas de forma consecutiva, colocando, entre parêntese, o último sobrenome do autor, em caixa baixa, seguido da primeira letra do seu nome e do ano da publicação. Citações de duas ou mais referências devem ser separadas por vírgulas. 

As normas para o ano, o volume e as páginas seguem abaixo para diversos tipos de literaturas. A pontuação, os espaçamentos, os negritos e os itálicos devem ser verificados com atenção. Manuscritos com referências fora das normas da revista serão reenviados ao autor até que os erros sejam verificados e corrigidos.

Artigos:
1. LUZ, J.A.M; BALAREZO, F.J.M.; PEREIRA, C.A. Emprego de argamassa expansiva e termoconsolidação de peças em cantaria. REM, Rev. Esc. Minas, 56(3): 161-167, 2003. 
2. Caso uma referência tenha mais de três autores, colocar a palavra “et al.”, após o terceiro autor.

Patentes:
Devem ser identificadas da seguinte forma.
3. FABRIS, J.D; ANDRADE, A.L; PEREIRA, M.C. Processo para obtenção e estabilização de nanopartículas de magnetita, produtos e uso. Pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial em 06 de novembro de 2015, número do registro: BR1020150280602.

Livros:

4. GASSET, J.O. Missão da Universidade. Rio de Janeiro. Ed. UERJ, 1999.

Teses:

5. BASTOS, R. A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822). São Paulo: FAUUSP (Tese de doutorado), 2009.

Material apresentado em Congressos:

6. CARVALHO, C.P.S; GLOSS, C; PEREIRA, F.L. et al. O patrimônio para além das evidências materiais: educação e extensão universitária. In: IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Dourados. IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 1. p. 432-444, 2009.

Páginas Internet:

7. Renex. O Plano Nacional de Extensão Universitaria. Disponível em <http://www.renex.org.br/documentos/Colecao-Extensao-Universitaria/01-Plano-Nacional-Extensao/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf>. Acesso em 23 de março de 2015.

Material Suplementar

Esta modalidade foi criada para que o texto principal seja objetivo e contenha o número estritamente necessário de Figuras e Tabelas.

O conteúdo do Material Suplementar (MS) deverá ser colocado no final do trabalho, após a seção REFERÊNCIAS. Quando houver MS, deve ser criada uma seção MATERIAL SUPLEMENTAR, logo após a seção CONCLUSÃO, com a descrição de seu conteúdo. 

Apesar de complementar a informação do manuscrito, o MS deve ser um documento completo. Caso sejam usadas referências, elas devem ser listadas ao final do próprio MS e numeradas na forma 1S, 2S.

Os Editores poderão solicitar aos autores, em qualquer fase da tramitação, a separação de Material Suplementar.


3. DURANTE A SUBMISSÃO

A Além dos Muros da Universidade oferece aos autores apenas submissão on line.

Todos os arquivos originais de figuras devem estar em jpg, tiff, opj, xls, cdx, etc. Por exemplo, se o manuscrito contiver 6 figuras, é necessário fazer o upload dos 6 arquivos originais (opj, xls, tiff, etc.) e também o documento principal com as figuras inclusas.
Observação:
- No caso da figura ser um arquivo de imagem, esse precisa ter alta resolução (mínimo de 300 dpi);
- Por favor, não envie as figuras inseridas num arquivo.doc, envie todos os arquivos originais (opj, xls, tiff, etc.). Isso irá acelerar a avaliação de seu manuscrito e o processo de publicação, no caso de o manuscrito ser aceito.

Atenção: apesar de a versão on line da revista ser colorida, as impressões são feitas em preto e branco. Ao produzir as figuras, os autores devem ter em mente que estas serão convertidas no momento da impressão, evitando assim possível perda de informações baseadas unicamente nas cores.

Um único arquivo.doc ou .docx contendo todas as tabelas;
Arquivos originais das figuras do Material Suplementar.
A Editoria da Além dos Muros da Universidade reserva-se o direito de efetuar, quando necessário, pequenas alterações nos manuscritos, de modo a adequá-los às normas da revista ou tornar seu estilo mais claro, respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho. Qualquer que seja a natureza do manuscrito submetido, ele deve ser original em nível de metodologia, informação, interpretação ou crítica. A qualificação do trabalho poderá ser atestada por consultor(es) ad hoc, indicados pela Editoria.

Artigos

Apresentam os resultados de atividades de extensão ou resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. 

Relatos de experiência ou Comunicação

Descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e da pesquisa e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.