ESCOLA SUSTENTÁVEL: consciência, atitude, ação
Resumo
Este artigo é um relato de experiência a partir da implementação do projeto de intervenção pedagógica “Construindo uma escola sustentável: consciência, atitude, ação” como atividade complementar de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A finalidade desse projeto foi desenvolver nos educandos consciência e atitudes ambientais positivas, principalmente, ao estimular o desenvolvimento de uma atitude ecológica na sala de aula, por meio de atividades lúdicas e de aulas mais interativas e dinâmicas. Além disso, o projeto desejou ir além e transpor os muros da escola para poder se envolver com a comunidade local. Esperava-se que esse projeto pudesse contribuir com a criação de novos valores sobre a educação e o meio ambiente, incentivando novos atores sociais a se envolverem com o tema, evoluindo, assim, na região, a ideia de reutilizar, reciclar e construir uma escola e uma comunidade sustentável.
Após o aceite da publicação de um manuscrito pela revista Além dos Muros da Universidade, assume-se que ele não foi publicado previamente, que não está sob processo de avaliação por outra entidade e que não será publicado simultaneamente em outro veículo de divulgação, no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos Editores. Além disso, subentende-se que o autor responsável pela submissão tem o consentimento de todos os outros autores. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.