A instrumentação do cuidado: relatos de experiências na capacitação de cuidadores de crianças
Resumo
Este artigo aborda um estudo sobre a formação de cuidadores de crianças, promovido pelo Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento na região de Ouro Preto (MG), com a finalidade de levar conhecimento às pessoas para que exerçam essa profissão. Vários métodos de ensino foram utilizados, tais como aulas, oficinas e palestras. As atividades foram realizadas entre março de 2016 e abril de 2018, abordando temas relacionados à importância do cuidado na infância e o papel do cuidador para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Associadas a essa formação, foram ministradas oficinas de Educação Ambiental e Empreendedorismo, com o objetivo de formar pessoas com novasideias e capazes de conciliar o trabalho com o cuidado ao meio ambiente. Participaram da formação 51 pessoas, sendo que todas eram mulheres e desempregadas, com escolaridade máxima até o ensino médio. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado e formação dos participantes e que estes estão aptos para atuarem no mercado e zelar pelo bem-estar das crianças.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).