Aplicação lipoquímica como reciclagem do resíduo de óleo de frituras de unidades de alimentação e nutrição
Resumo
Ao contrário da grande maioria dos resíduos, os óleos exauridos, tanto de origem vegetal quanto animal (gorduras), possuem valor econômico positivo, pela possibilidade de serem bem aproveitados. Entretanto, a maior parte desse resíduo é descartada na rede de esgoto, o que é considerado um crime ambiental. O sabão é uma das possibilidades de reciclagem dos óleos de fritura mais eficazes e de fácil acesso à comunidade. O aumento crescente da produção de sabões é recíproco à pesquisa tecnológica que permite o desenvolvimento de novas fórmulas, mais eficientes e atrativas para o consumidor. Assim, foram testadas preliminarmente duas formulações básicas, uma em presença de sebo animal e outra na ausência, com a escolha da formulação básica seguiu-se o aprimoramento das formulações com correção do potencial hidrogeniônico (pH) acrescentando-se a cada nova formulação os seguintes ácidos: acético, esteárico e sulfônico. As medidas de pH e índice de espuma também foram avaliadas e a análise de custo de produção baseada na melhor formulação também foi verificada. Uma amostra de sabão comercial foi avaliada em paralelo. A formulação base definida foi a em presença de sebo animal, por viabilidade e pH monitorados. Com o aprimoramento a partir da adição de ácidos para a correção do pH, a melhor formulação foi a com adição de ácido sulfônico, com pH de 10,25, muito próximo ao pH do sabão comercial, que ficou em 10,05. Para o índice de espuma, o valor encontrado para o sabão com ácido sulfônico foi o maior entre as formulações, porém se mostrou muito abaixo do valor encontrado para o sabão comercial, no qual pode ter havido adição de compostos para estimular esse índice. Verificada a análise de custo, esta formulação ideal apresentou o valor de R$1,25 por quilo, muito abaixo do valor do sabão comercial, que se encontra a R$5,00 por quilo na região de Ouro Preto (MG). Portanto, a formulação definida é uma forma de minimização do óleo de fritura em descarte e todos os esforços precisam ser efetuados para que esses óleos não sejam descartados indevidamente, gerando um problema ambiental.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).