Eficiência de diferentes macrófitas aquáticas em tratamento de águas contaminadas pelo arsênio
Resumo
A água é um bem precioso e cada vez mais leva a debates no mundo todo. O consumo humano da água está limitado atualmente pela degradação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, que sofrem inúmeras contaminações, entre elas, pelo lançamento de esgoto sem tratamento. A poluição das águas por arsênio e metais pesados é um dos maiores problemas do mundo moderno, e macrófitas aquáticas têm sido utilizadas em sua remoção, devido a uma rápida e intensa absorção de nutrientes e poluentes. Seu rápido crescimento e a facilidade de sua retirada das lagoas perturba menos o ambiente, além de ser mais econômico quando comparado com outros métodos tradicionais. Nesse intuito, foi avaliado o crescimento de quatro espécies de macrófitas: Spirodela intermedia, Lemna minuta, Salvinia auriculata e Mayacacia sp. As duas primeiras espécies apresentaram as melhores curvas de crescimento, pois absorvem mais poluentes, assim sendo, foram utilizadas na pesquisa de absorção de arsênio nos pHs 5,5 e 7,0. O teor de arsênio foi avaliado em solução contendo arsênio e na biomassa da macrófita. Para a análise da solução, amostras contendo arsênio foram retiradas em tempos pré-estabelecidos, e, para a análise da biomassa das macrófitas, as plantas foram secas em estufa e depois digeridas. O teor de arsênio nesses experimentos foi analisado pelo método de voltametria de onda quadrada sobre eletrodo de mercúrio. Assim sendo, verificouse, através das análises das curvas de crescimento e das estatísticas, que a espécie Spirodela intermedia apresentou o melhor perfil de absorção de arsênio, independentemente do pH.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).