Parasitoses intestinais e qualidade sanitária da água potável distribuída no Sistema Itacolomi, no distrito de Ouro Preto (MG)

  • Cléia Costa Barbosa
  • Maria Cláudia Feres Monteiro de Castro
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda

Resumo

A água pode transmitir doenças ou seus agentes etiológicos, que podem ser biológicos ou químicos. As estatísticas indicam que o tratamento adequado da água pode reduzir o custo dos problemas de saúde pública em cerca de um terço. Este estudo incide sobre a qualidade da água da ETA Itacolomi, em Ouro Preto, MG, Brasil, e a infecção parasitária nos consumidores. Durante os meses de fevereiro e novembro de 2002, 54 amostras de água foram coletadas por mês em pontos selecionados ao longo do sistema. As amostras foram submetidas a análises físicas, químicas, bacteriológicas e parasitológicas. As análises físico-químicas mostraram que a água estava dentro de padrões aceitáveis. As análises parasitológicas de fezes mostraram a presença de Ascaris lumbricoides, Entamoeba coli e Giardia lambia, com uma prevalência que ultrapassa os 20%. Os resultados indicam um controle microbiológico nadequado no processo de tratamento da água, tanto público quanto doméstico. Esses resultados sugerem a possibilidade de transmissão de infecções parasitárias por consumo de água.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Barbosa, C. C., Castro, M. C. F. M. de, & Guarda, V. L. de M. (2018). Parasitoses intestinais e qualidade sanitária da água potável distribuída no Sistema Itacolomi, no distrito de Ouro Preto (MG). Além Dos Muros Da Universidade, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/1815
Seção
Artigos