Parasitoses intestinais e qualidade sanitária da água potável distribuída no Sistema Itacolomi, no distrito de Ouro Preto (MG)
Resumo
A água pode transmitir doenças ou seus agentes etiológicos, que podem ser biológicos ou químicos. As estatísticas indicam que o tratamento adequado da água pode reduzir o custo dos problemas de saúde pública em cerca de um terço. Este estudo incide sobre a qualidade da água da ETA Itacolomi, em Ouro Preto, MG, Brasil, e a infecção parasitária nos consumidores. Durante os meses de fevereiro e novembro de 2002, 54 amostras de água foram coletadas por mês em pontos selecionados ao longo do sistema. As amostras foram submetidas a análises físicas, químicas, bacteriológicas e parasitológicas. As análises físico-químicas mostraram que a água estava dentro de padrões aceitáveis. As análises parasitológicas de fezes mostraram a presença de Ascaris lumbricoides, Entamoeba coli e Giardia lambia, com uma prevalência que ultrapassa os 20%. Os resultados indicam um controle microbiológico nadequado no processo de tratamento da água, tanto público quanto doméstico. Esses resultados sugerem a possibilidade de transmissão de infecções parasitárias por consumo de água.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).