O MESTRE CANTEIRO JUCA: CAMINHOS DE UMA PESQUISA E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Resumo
Este trabalho objetiva divulgar e trazer para discussão uma pesquisa realizada em 2014 na Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Investigou-se o ressurgimento da técnica da cantaria em Ouro Preto, propiciado pelo extensionista José Raimundo Pereira, Mestre Juca (1923-2006), considerado o último mestre canteiro de Minas Gerais. Mestre Juca iniciou-se como autodidata em trabalhos com a técnica na década de 80 e até o ano de sua morte, em 2006, realizou inúmeras restaurações no estado. Tornou-se, além disso, responsável pela criação do Programa Cantaria da Universidade que, desde 2000, atuou na extensão universitária, promovendo intenso diálogo entre a Universidade e a comunidade por meio de atividades como visitas a bens históricos e aulas práticas de cantaria. Procuramos evidenciar o papel de Mestre Juca para a conservação dos monumentos e preservação do saber-fazer da cantaria. A metodologia da História Oral foi considerada de grande pertinência no trabalho. A partir das contribuições teórico-metodológicas da micro-história, consideramos a relevância histórica e social desse trabalho ao partirmos da ideia de que um estudo sobre o único indivíduo que atuou frente a questões relacionadas ao resgate de um ofício, pode ressignificar a importância de técnicas em vias de extinção, como a cantaria. Dentre os resultados, foram construídos um texto e dois artigos apresentados em congressos. Ao trazer a memória do Mestre Juca para o Programa de Extensão Cantaria, acreditamos contribuir para a formação de uma consciência mais apurada da história e da historicidade dos bens e do cotidiano de outros indivíduos que trabalham com técnicas construtivas na contemporaneidade.
Após o aceite da publicação de um manuscrito pela revista Além dos Muros da Universidade, assume-se que ele não foi publicado previamente, que não está sob processo de avaliação por outra entidade e que não será publicado simultaneamente em outro veículo de divulgação, no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos Editores. Além disso, subentende-se que o autor responsável pela submissão tem o consentimento de todos os outros autores. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.