EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO – ANÁLISE DAS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DA CÁTEDRA UNESCO PARA O PRÊMIO SANTANDER UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA 2013
Resumo
A extensão universitária, juntamente com o ensino e a pesquisa, compõe os pilares de sustentação da universidade brasileira. Seu desenvolvimento ganhou impulsos a partir do momento que deixou de ser assistencialista e passou a empregar os conceitos de empreendedorismo social em seus projetos e programas. Dentro desse conceito, o presente artigo tem por objetivo analisar as fases de elaboração do projeto de extensão: Desenvolvimento socioeconômico das mulheres de Antônio Pereira e educação ambiental – a organização da produção de sabão artesanal à base de óleo de cozinha usado. Inicialmente, definiram-se os principais constituintes de um projeto. Na sequência, a análise descritiva desse estudo de caso se posiciona nos estágios iniciais de elaboração de um projeto, os quais são considerados etapas críticas. O diagnóstico mostrou uma situação socioeconômica bem complexa no distrito e permitiu investigar as suas causas. A partir desse marco zero, traçou a problemática, utilizando a metodologia da árvore dos problemas/objetivos. A análise ainda insere o projeto no contexto de equidade de gênero, considerando a participação das mulheres. Finalizando, faz uma referência à visita dos organizadores do Prêmio Santander ao local. Conclui-se que o projeto analisado é multidisciplinar, que pode ser considerado como um programa de extensão, mostrando uma interação de mão dupla com a comunidade e que a sua análise poderá contribuir para que outros autores possam ter referências na elaboração de seus projetos.
Publicado
2016-09-30
Edição
Seção
Artigos
Após o aceite da publicação de um manuscrito pela revista Além dos Muros da Universidade, assume-se que ele não foi publicado previamente, que não está sob processo de avaliação por outra entidade e que não será publicado simultaneamente em outro veículo de divulgação, no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos Editores. Além disso, subentende-se que o autor responsável pela submissão tem o consentimento de todos os outros autores. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.