DA ECONOMIA SOLIDÁRIA À FORMAÇÃO CRÍTICA EM ADMINISTRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho reúne relatos de uma experiência pedagógica de alunos de administração da Universidade Federal do Ouro Preto, envolvendo a economia solidária, realizados em projeto de extensão em parceria com a NuCat e a Samarco Mineração. O projeto de Economia Solidária é formado por associações constituídas por mulheres de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto – MG. Esses relatos utilizam-se da pesquisa-ação de bolsistas do projeto na coleta e interpretação de dados que conduzem a uma interpretação conjugada com a ação, culminando no desenvolvimento da consciência crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a economia solidária pode se comportar como um alicerce para a Pedagogia Crítica e como ela é capaz de possibilitar que os alunos sejam senhores da sua própria formação. As conclusões desta pesquisa indicam a economia solidária como um afluente para uma formação orientada para a transformação do meio, baseada em sentimentos humanísticos, tornando a sociedade mais justa, democrática e igualitária.Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).