DA ECONOMIA SOLIDÁRIA À FORMAÇÃO CRÍTICA EM ADMINISTRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho reúne relatos de uma experiência pedagógica de alunos de administração da Universidade Federal do Ouro Preto, envolvendo a economia solidária, realizados em projeto de extensão em parceria com a NuCat e a Samarco Mineração. O projeto de Economia Solidária é formado por associações constituídas por mulheres de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto – MG. Esses relatos utilizam-se da pesquisa-ação de bolsistas do projeto na coleta e interpretação de dados que conduzem a uma interpretação conjugada com a ação, culminando no desenvolvimento da consciência crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a economia solidária pode se comportar como um alicerce para a Pedagogia Crítica e como ela é capaz de possibilitar que os alunos sejam senhores da sua própria formação. As conclusões desta pesquisa indicam a economia solidária como um afluente para uma formação orientada para a transformação do meio, baseada em sentimentos humanísticos, tornando a sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Publicado
2016-09-30
Edição
Seção
Artigos
Após o aceite da publicação de um manuscrito pela revista Além dos Muros da Universidade, assume-se que ele não foi publicado previamente, que não está sob processo de avaliação por outra entidade e que não será publicado simultaneamente em outro veículo de divulgação, no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos Editores. Além disso, subentende-se que o autor responsável pela submissão tem o consentimento de todos os outros autores. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.