A QUÍMICA ORGÂNICA E O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO: REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO COM ÓLEOS RESIDUAIS
Resumo
A proposta de Ensino de Química, neste trabalho, contextualiza conceitos teóricos com o cotidiano dos estudantes. Esse ensino alternativo visou motivar os estudantes a estudar química, e a formar cidadãos mais conscientes dos problemas ambientais. A atividade proposta foi desenvolvida com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Dom Pedro II, do município de Ouro Preto/MG. O primeiro passo foi explicar, quimicamente, como ocorre a produção do sabão. Em seguida, os alunos produziram sabão. No último momento, foi entregue um questionário aos estudantes, para se avaliar a efetividade da oficina no ensinamento de um conteúdo da Química Orgânica. Os resultados corroboram com dados relatados na literatura, destacando que uma atividade prática, se realizada de forma a estimular a reflexão dos estudantes, propicia o despertar de interesse no aluno, fornecendo recursos para que ocorra a aprendizagem significativa. Além disso, a atividade realizada propiciou a discussão de aspectos científicos e ambientais, além da compreensão de processos químicos no contexto social e o desenvolvimento de atitudes e valores relacionados à cidadania.Referências
ALBA, Juliana. Estudo de casos: uma proposta para o ensino de Química orgânica no ensino médio. 2001. Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PERUCE, Leidelaine Sérgio; LIMA, Letícia Perucci; SILVA, Thamires Lana; ALVES, Kerley dos Santos; ALMEIDA, Sheila Alves; ALMEIDA, Maria Alzira Diniz; ANDRADE, Ângela Leão. Dialogia no ensino de química: reflexões de uma experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.8, 2017. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID446/v12_n8_a2017.pdf. Acesso em: 27 jun 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Speech genres & other late essays. Austin: University of Texas Press, 1986. E-book. Disponível em:https://books.google.com.br/books?id=n7xaBAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=BAKHTIN+Speech+genres+%26+other+late+essays&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi2yprW09PnAhVwH7kGHVToCtYQ6wEILzAA#v=onepage&q=BAKHTIN%20Speech%20genres%20%26%20other%20late%20essays&f=false.
BARBOSA, Lauana de Souza; PIRES, Diego Arantes Teixeira. A importância da experimentação e da contextualização no ensino de Ciências e no ensino de Química. Cienc. Tecnol Soc, v.1, n.2, p.11, 2017. Disponível em: http://cts.luziania.ifg.edu.br/index.php/CTS1/article/view/91.
BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias: Parâmetros Curriculares nacionais – Ensino médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEMTEC, 2002. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>>. Acesso em03/09/2010.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional –LDBN. In CONGRESSO NACIONAL. Legislação Republicana Brasileira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em 28/09/2017
BRUNER, Jerome Seymour. Acts of meaning. Cambridge, MA: Havard University Press, 1990.
CHASSOT, Attico. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas: ULBRA, 1995.
FORTUNA, Ismael. Dinâmica de Crescimento de Espumas Molhadas. 2010. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs. br/bitstream/handle/10183/23236/ 000740441. pdf?sequence=1>. Acesso em 14 abr. 2012.
HERRON, J. Dudley; NURRENBERN, Susan C. Chemical education research: Improving Chemistry Learning, J. Chem. Educ, v.76, n.10, p.1353-1361, 1999. DOI: 10.1021/ed076p1353, Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ed076p1353. Acesso em: 03 set 2019.
MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso. Influência de Atividades de Modelagem na Qualidade dos Argumentos de Estudantes de Química do Ensino Médio. 2011. Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
MORTIMER, Eduardo Fleury, VIEIRA, Ana Clara. (2010). Letramento científico em aulas de química para o ensino médio: diálogo entre a linguagem científica e a linguagem cotidiana. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira (Ed.), Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ens. Pesq. Educ. Ciênc, v.17, p.115-138, 2015. DOI: 10.1590/1983-2117201517s07. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000400115&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 set 2019.
NEVES, Amanda Porto; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; Merçon, Fábio. Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química, Quim. Nova Esc, v.31, n.1, p.34-39, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/07-RSA-1007.pdf. Acesso em: 03 set 2019.
SASSERON, Lúcia Helena.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v.17, p.97-114, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf. Acesso em: 03 set 2019.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999, p.93.
PESSOA, Letieri Fernandes; ALVARENGA, Meiry Edivirges; AMARO, Rodrigo Chaves; ANDRADE, Ângela Leão. Fabricação de sabão: uma forma de conscientização, geração de renda e inclusão social. Alemur, v.1, n.1, p.46-53, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/308. Acesso em: 03 set 2019.
RIBEIRO, Elaine Maria Figueiredo; MAIA, Juliana de Oliveira; WARTHA, Edson José. As Questões Ambientais e a Química dos Sabões e Detergentes, Quim. Nova Esc, v.32, n.3, p.169-175, 2010. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/06-RSA-7809.pdf. Acesso em: 03 set 2019.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).