Formação em docência do ensino superior: impactos na prática docente dos professores do curso de administração da Christus Faculdade do Piauí

  • DARIELY DE CARVALHO MONTE AMARAL CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ
  • ROBERTA MURIEL CARDOSO Fundação Pedro Leopoldo– FPL
  • ELOISA HELENA RODRIGUES GUIMARÃES Fundação Pedro Leopoldo– FPL
  • DARLENE SILVA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Instituição de Educação Superior, Formação Docente, Prática docente.

Resumo

 RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa voltada para uma análise sobre impactos na prática docente dos professores do curso de Administração da Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI). A CHRISFAPI é uma Instituição de Educação Superior, devidamente credenciada pelo MEC, que atua na cidade de Piripiri, com a oferta de vários cursos de graduação e pós-graduação. A metodologia aplicada na pesquisa foi de estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo, com auxílio de uma pesquisa documental. A unidade de observação abrangeu um universo de 32 professores de Administração que participaram do Programa de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. A coleta de dados se fundamentou em documentos da Instituição, nos relatórios de avaliação produzidos pela coordenação do curso e pela Comissão Própria de Avaliação – CPA. Neste estudo, foi utilizado um modelo de pesquisa, abrangendo as seguintes categorias: satisfação do estudante com o ensino; desenvolvimento acadêmico do estudante; desenvolvimento na carreira; desenvolvimento pessoal; satisfação de professores e funcionários com o trabalho; desenvolvimento profissional e qualidade dos professores; abertura do sistema para interações com a comunidade; habilidade para adquirir recursos; e vitalidade organizacional. Os resultados apontaram impactos positivos na formação docente, dentre os quais destaca-se que os professores que concluíram a Pós-Graduação em Docência Superior passaram a diversificar sua metodologia, buscando aliar a teoria com a prática.

Biografia do Autor

DARIELY DE CARVALHO MONTE AMARAL, CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ

Mestra em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

ROBERTA MURIEL CARDOSO, Fundação Pedro Leopoldo– FPL

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba

ELOISA HELENA RODRIGUES GUIMARÃES, Fundação Pedro Leopoldo– FPL
Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais
DARLENE SILVA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BASTOS, C. C. B. C. Docência, pós-graduação e a melhoria do ensino na universidade: uma relação necessária. In: EducereetEducare, v. 2, n. 4, p. 103-112, jul./dez. 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1658/1345

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção1.

CAMERON, K. (1978). Measuring organizational effectiveness in institutions of higher education. Administrative Science Quarterly, 23, 604-632. http://dx.doi.org/10.2307/2392582.

CAMPOS, M. M. A Formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate. Educação & Sociedade, 20(68), 126-142. (Número especial: Formação de profissionais da educação: políticas e tendências)-(1999).

CATANI, A. M., & Oliveira, J. F. Educação superior no Brasil: reestruturação e metamorfose das universidades públicas. Petrópolis: Vozes, 2002.

CHRISFAPI – Christus Faculdade do Piauí. (2018). Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2018 a 2022).Disponível em:https://chrisfapi.com.br/

CHRISFAPI – Christus Faculdade do Piauí. (2017). Projeto Pedagogico do Curso de Pós Graduaçao Docência do Ensino Superior.Disponível em:https://chrisfapi.com.br/

CORRÊA, G. T.,& Ribeiro, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu.Educação e Pesquisa, (2013) -39(2), 319-334.

DEMO, P. Educação & Conhecimento: Relação necessária, insuficiente e controversa. (2a ed.).Petrópolis: Vozes, 2001.

DRUCKER, P. F.Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Editora Actual, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, H. C. L. de. O Plano Nacional de Educação e a Formação de Professores: contradições e desafios. Retratos da Escola, Brasília, Esforce,2014,8(15), 427- 446.

FREITAS, L. C. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação.2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf

HUNT, B Quédissela literatura internacional sobre la efectividaddel desempeño docente? PREAL:Formas&Reformas de laeducación. Boletín Electrónico 30, 2008.

IMBERNÓN, F.Formação permanente do professorado. Novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

KUENZER, A. Z. N. As Políticas de formação: a constituição de identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, 1999. 20(68), 63-188.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO,G. F. Pedagogia universitária: a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

PACHANE, G. G., & Pereira, E. M. de A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid,2004. 3(4), 1-13. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/674Giusti107

PÉREZ GÓMES, A. I. A função e a formação do Formação de professores e profissão docente professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. InSacristán, J. G., & _____. Compreender e transformar o ensino. (4a ed.). Porto Alegre: Artmed, 1998.

PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividades docentes. (7a ed.). São Paulo: Cortez, 2015.

REIS FILHO, C. A educação e a ilusão liberal. Campinas: Autores Associados, 2001.

SANDRONI, P. Novíssimo Dicionário de Economia. (2a.ed.). São Paulo: Best Seller,1999.

SAVIANI,D. História das ideias pedagógicas no Brasil.Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação,2009, 14(40).

SROUR, R. H. Ética empresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

TARDIF, M.Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

VEIGA, I. P. A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto político-pedagógico. (3a ed.). São Paulo: Papirus, 2008.

Publicado
2020-07-19
Como Citar
AMARAL, D. D. C. M., CARDOSO, R. M., GUIMARÃES, E. H. R., & SANTOS, D. S. D. (2020). Formação em docência do ensino superior: impactos na prática docente dos professores do curso de administração da Christus Faculdade do Piauí. Além Dos Muros Da Universidade, 5(1), 1-20. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4118
Seção
Artigos