Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico

  • Ângela Leão Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leidelaine Sérgio Peruce
  • Letícia Perucci de Lima
  • Thamires Lana e Silva
  • Viviane Martins Rebello dos Santos
Palavras-chave: vitamina C, aprendizagem, equilíbrio químico.

Resumo

O aprendizado científico deve partir do conhecimento cotidiano, passando do conhecimento abstrato a concreto. Assim, este saber que a pessoa constrói no dia a dia, pela observação e por informações diversas, é o ponto de partida para a ação pedagógica. Nesse contexto, o envolvimento dos estudantes em atividades centradas na compreensão de fatos diários é de grande valia. Esse trabalho discute a participação de bolsistas do Ensino Médio, selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior, no processo de aprendizado do equilíbrio químico, associando-o ao entendimento de alguns fatores que levam à decomposição da vitamina C. As bolsistas tentaram ajudar os estudantes a refletirem e fazerem associações de um conhecimento do senso comum com a química, em uma tentativa de ajudá-los no processo de construção do conhecimento. No término do projeto foi verificado que todos (as bolsistas e os estudantes do Ensino Médio) aprenderam e gostaram da experiência.

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Publicado
2020-07-19
Como Citar
Andrade, Ângela L., Peruce, L. S., Lima, L. P. de, Silva, T. L. e, & Santos, V. M. R. dos. (2020). Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico. Além Dos Muros Da Universidade, 5(1), 21-31. https://doi.org/10.70615/alemur.v5i1.4129
Seção
Artigos