Horta na APAE: Sustentabilidade, terapia e cuidado
Resumo
O presente relato de experiência aborda a construção de uma horta e um pomar por membros do Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Ouro Preto (ESF-OP) em um espaço cedido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto, MG. O conjunto de ações objetivou: a) desenvolver habilidades de gestão de projetos entre os membros do ESF-OP; b) intensificar a troca de experiências entre membros do ESF-OP e APAE; c) promover o aprendizado de noções básicas de horticultura, sustentabilidade e pequenas construções entre os membros participantes; d) estimular o desenvolvimento social de jovens da comunidade e da equipe; e e) estimular a produção e o consumo de alimentos agroecológicos. Participaram do projeto uma média de 16 membros do ESF-OP, no período entre maio e setembro de 2019. Para a execução do projeto, inicialmente foram levantadas as demandas da APAE em relação à horta. A seguir, foram realizados três mutirões com membros do projeto, nos quais foram executados: limpeza do terreno, fabricação da horta vertical e o plantio das mudas. As professoras da APAE reportaram satisfação com os novos vegetais, a limpeza e as oportunidades de aprendizagem mútua. O projeto também contribuiu para a integração dos participantes com o meio-ambiente e a comunidade.
Referências
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).