Horta na APAE: Sustentabilidade, terapia e cuidado

  • Emmanuelle Fátima Oliveira do Carmo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Priscila Marcinco Ferreira
  • Sara Gonçalves Ferreira Pereira
  • Lorena Lemos Dias Lara Universidade Federal de Ouro Preto
  • Heloisa Helena Zanoni Fittipaldi Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Mira Felicioni Universidade Federal de Ouro Preto
  • Kenya Menezes Brasileiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Julia Castro Mendes Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Horta terapêutica, Sustentabilidade, Sistema agroecológico, Gestão de Projetos.

Resumo

O presente relato de experiência aborda a construção de uma horta e um pomar por membros do Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Ouro Preto (ESF-OP) em um espaço cedido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto, MG. O conjunto de ações objetivou: a) desenvolver habilidades de gestão de projetos entre os membros do ESF-OP; b) intensificar a troca de experiências entre membros do ESF-OP e APAE; c) promover o aprendizado de noções básicas de horticultura, sustentabilidade e pequenas construções entre os membros participantes; d) estimular o desenvolvimento social de jovens da comunidade e da equipe; e e) estimular a produção e o consumo de alimentos agroecológicos. Participaram do projeto uma média de 16 membros do ESF-OP, no período entre maio e setembro de 2019. Para a execução do projeto, inicialmente foram levantadas as demandas da APAE em relação à horta. A seguir, foram realizados três mutirões com membros do projeto, nos quais foram executados: limpeza do terreno, fabricação da horta vertical e o plantio das mudas. As professoras da APAE reportaram satisfação com os novos vegetais, a limpeza e as oportunidades de aprendizagem mútua. O projeto também contribuiu para a integração dos participantes com o meio-ambiente e a comunidade.

Referências

KANTORSKI, L.P.; COIMBRA, V.C.C.; DEMARCO D.A.; ESLABÃO, A.D.; NUNES, C.K.; GUEDES, A.C. A importância das atividades de suporte terapêutico para o cuidado em um Centro de Atenção. Journal of Nursing and Health, v.1, n.1, p.4-13, 2011.
Publicado
2020-07-19
Como Citar
Oliveira do Carmo, E. F., Marcinco Ferreira, P., Gonçalves Ferreira Pereira, S., Lemos Dias Lara, L., Zanoni Fittipaldi, H. H., Mira Felicioni, D., Menezes Brasileiro, K., & Mendes, J. C. (2020). Horta na APAE: Sustentabilidade, terapia e cuidado. Além Dos Muros Da Universidade, 5(1), 70-75. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4216
Seção
Artigos