Água, esgoto e escola - Conscientização da qualidade de águas urbanas em Ouro Preto
Resumo
O Projeto “Água, Esgoto e Escola” é uma iniciativa do grupo PET Engenharia Ambiental que tem como objetivo sensibilizar a comunidade mais vulnerável sobre a qualidade das águas dos corpos hídricos da região, bem como estimular o interesse dos jovens para a conscientização dos problemas hídricos em Ouro Preto - Minas Gerais, que atualmente tem menos de 2% de suas águas residuárias tratadas. Sua metodologia consiste em sete fases: escolha do local de atuação direta do projeto; introdução do conceito de água; coleta de amostra de água do rio próximo à escola; análise da qualidade das águas; apresentação dos resultados em forma de dinâmica com os alunos apresentando sobre IQA; apresentação de maquete explicando funcionamento de uma ETA; e atividade de finalização. Os resultados das aulas práticas mostraram-se satisfatórios com a metodologia empregada na Escola Estadual Dom Veloso como piloto. No final das atividades, foi proposto uma apresentação em grupo onde os alunos deveriam expor tudo que foi aprendido durante as três semanas, obtendo-se boas discussões. Desta forma, a realização da atividade deu ênfase e sensibilidade ao tema aos alunos da escola fundamental de Ouro Preto.
Referências
BRASIL, Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA n°357, de 17 de março de 2005. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Publicado no D.O.U
BRASIL, Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA n°430, de 13 de maio de 2011. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Publicado no D.O.U
DE SOUZA, Marco Antônio Andrade et al. Levantamento malacológico e mapeamento das áreas de risco para transmissão da esquistossomose mansoni no município de Mariana, Minas Gerais, Brasil. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 5, n. 2, p. 132-139, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325186899_Levantamento_malacologico_e_mapeamento_das_areas_de_risco_para_transmissao_da_esquistossomose_mansoni_no_Municipio_de_Mariana_Minas_Gerais_Brasil. Acesso em: 22 mai 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População estimada 2019. Ouro Preto: IBGE, 2020.
INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS (IGAM). Monitoramento das águas superficiais (2014) Disponível em:
MARTINS, Gilson .Prefeitura de Ouro Preto assina contrato de concessão de água e esgoto. Prefeitura Municipal de Ouro Preto, 22, jan, 2020. Disponível em:https://www.ouropreto.mg.gov.br/noticia/1389. Acesso em: 22 mai 2020.
ONU - Organização das Nações Unidas. Momento de ação global para as pessoas e o planeta. Disponível em :https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 22 mai 2020.
PIMENTEL, Cesar Eduardo Bertozzo; NETTO, Oscar de Moraes Cordeiro. Proposta metodológica de classificação e avaliação ambiental de projetos de saneamento. Ministério do Planejamento e Orçamento, Secretaria de Política Urbana, 1998.
VALENTE, Liselle Moura et al. CONDIÇÕES DO SANEAMENTO BÁSICO NA CIDADE HISTÓRICA DE OURO PRETO. In: CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE, 29, 2018, São Paulo. Anais […]. São Paulo. Disponível em: https://www.tratamentodeagua.com.br/wp-content/uploads/2019/04/9635.pdf. Acesso em: 22 mai. 2020.
VIRGINIO, Regina Maria Araújo. A INTEGRAÇÃO ENTRE PAIS E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL..In: Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais […]. Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: HTTPS://www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/236190-A-INTEGRACAO-ENTRE-PAIS-E-ESCOLA---A-INFLUENCIA-DA-FAMILIA-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 25 mai2020.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).