Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia
Resumo
Em nossa prática docente, é frequente o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino desta disciplina, poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas, tornando-as vinculadas em abordagem interdisciplinar e contextualizadas. Diante desta situação, consideramos importante transformar essa realidade, através de um ensino fundamentado em uma abordagem contextualizada para os alunos de Biologia. Assim, o presente trabalho visa propor práticas contextualizadas de química orgânica que fortaleçam a motivação dos estudantes de biologia. Com esse objetivo, selecionamos experimentos de química orgânica para serem desenvolvidos em aulas práticas, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário, que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as práticas serem contextualizadas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre a Química orgânica e o seu curso de Biologia.
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